O Programa DROPI nasceu na Associação Unificar, através da Dra. Sofia Mexia Alves, autora e dinamizadora do projeto, estando a dar passos largos, tal como a personagem principal da história, em várias escolas ao nível nacional e internacional.
O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, através do serviço social escolar (agente multiplicador DROPI), implementou o projeto, no ano letivo 2018/19, em diversas turmas do 1º ano de escolaridade. Até que, em 2019, devido ao dinamismo implementado, fomos convidados pela Unificar, a participar no estudo na Academia Calouste Gulbenkian, para avaliar os efeitos que o programa teve ao nível do desenvolvimento socioemocional nos alunos.
Desta forma, e colocando mãos à obra, no ano letivo 2019/2020, realizamos formação dos agentes multiplicadores em regime presencial para os professores de todos os ciclos e, em colaboração com a coordenadora do 1º ciclo, Zulmira Lima, as docentes do 3º ano da EB Refojos e EB Navais colocaram-se à disposição para aplicar o projeto (grupo experimental) e o 3º ano da EB Fieiro para ser o grupo controlo.
Em virtude da situação pandémica não foi possível terminar o estudo, pelo que, no presente ano letivo, o DROPI continuou a saltar com intensidade e chegou ao 2º ano da EB Teso, EB Navais, EB Refojos (grupo experimental), 2º ano EB Aldeia (grupo controlo) e ao 4º ano da EB Fieiro, com a colaboração das docentes titulares de turmas que têm aplicado individualmente o programa com grande entusiasmo e mestria.
A equipa do SPO tem realizado um trabalho de suporte, estando presente nas reuniões mensais com a interlocutora do projeto, Dra. Ana Pires, e as docentes, para refletirem sobre as metodologias utilizadas e avaliação das sessões.
O projeto termina em junho, tendo a certeza, que o DROPI não ficará esquecido na memória dos nossos alunos, porque ele é um ser especial, tal como cada um de nós!
Importa salientar que cada aluno recebeu um Kit DROPI, com direito a um saco, livro, orelhas e lápis DROPI. Os sorrisos aqueceram o coração do canguru azul que ficou emocionado com tanta alegria.
PROGRAMA DROPI – O QUE É?
O programa DROPI só pode ser aplicado por agentes multiplicadores DROPI em diferentes contextos educativos com alunos dos 6 aos 12 anos. Todo o programa é baseado no livro “Dá o salto com o DROPI” que conta a história de um Canguru que através do seu corpo, da sua linguagem e da sua maneira de viver pretende influenciar outras pessoas no sentido de terem vidas mais saudáveis, positivas e equilibradas. O DROPI tem uma característica que faz dele um herói muito especial, ele alimenta-se de sentimentos! Vive em comunidade, sabe que depende dos outros para sobreviver e é “os olhos e os ouvidos de uma comunidade”. Ele representa a responsabilidade, amor, cuidado, liberdade, união e partilha.
O programa é estruturado (10 sessões) e pretende desenvolver nas crianças, através das suas múltiplas atividades, a sua resiliência, autoconhecimento, autoestima, comunicação assertiva, gestão emocional, atenção ao outro e empatia, bem como, promover a saúde mental, prevenir comportamentos de risco, discriminação, insucesso e abandono escolar.
Os resultados do estudo serão apresentados no próximo ano, pelo que estamos ansiosos por este desfecho magnifico.
Por sua vez, o DROPI continua a saltar por diversos lugares mas decidiu ficar em Aver-o-Mar porque encontrou amigos tão especiais, cheios de vontade de aprender a falar sobre emoções e a olhar o outro como um tesouro! Aqui ficam alguns registos fotográficos.
Andreia Teixeira, Assistente Social Escolar
Desconhecia o Projeto, depois do que li considero bastante interessante e gostaria de participar…sou professora do 1 ciclo e pertenço ao Agrupamento Cego do Maio… parabéns pela iniciativa e para todos aqueles que o implementaram.