Dia Mundial da Terra: 22 de abril de 2022   

 «Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.», de Fernando Pessoa 

E tudo começou inesperadamente…

No dia 20 de abril, segundo dia do terceiro período, a Professora de Ciências Naturais, Isabel Pessoa, a propósito da Comemoração do Dia Mundial da Terra, apresentou, aos seus alunos do 7º A, alguns vídeos alusivos a esta efeméride, nomeadamente a mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas e um vídeo intitulado “Don’t Choose Extinction” realizado pela United Nations Development Programme (UNDP). O seu principal objetivo era promover a preservação do meio ambiente, através de um equilíbrio entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras. Concluída a exploração didática, a docente apresentou-lhes uma ideia que lhe tinha surgido um pouco antes da aula, no percurso até à sala. Como vários alunos tinham talento para o canto e para a música, sentiu que estavam reunidas as condições para fazer algo diferente, mas marcante…! Assim, pediu-lhes que criassem uma letra que abordasse a temática ambiental, escolhendo uma música com a qual se identificassem. A reação inicial foi de algum ceticismo. Afinal faltavam dois dias para o evento! Mas a professora incentivou-os a acreditar que era possível, pois os momentos inspiradores não dependem do tempo, mas, sim, da motivação … e as crianças e os jovens têm o ingrediente principal, o sonho! Inspirados pelo seu carisma, os alunos mostraram-se recetivos e organizaram-se, distribuindo as tarefas de acordo com as aptidões de cada um (letra, coreografia, música, guarda-roupa, adereços…). 

Surpreendentemente, no dia seguinte, os alunos não só tinham elaborado uma letra original, como também tinham idealizado uma coreografia e selecionado o instrumental da música “When I Was Your Man“, de Bruno Mars. Uma vez que tinham uma aula de 100 minutos de Ciências Naturais, a docente aproveitou para deitar mãos à obra e decidiu realizar o primeiro, e penúltimo, ensaio da coreografia.  Como ainda faltava trabalhar o canto, os alunos que sentiam maior confiança a esse nível acabaram por pedir aos seus encarregados de educação para ficarem na escola, com a sua professora, fora do horário letivo, para ensaiar, dado que já era a véspera do Dia Internacional da Mãe Terra. No final da tarde, depois dos ensaios, realizou-se uma gravação, para ser apresentada, no dia seguinte, às turmas do turno da tarde com a coreografia delineada, dando, dessa forma, prioridade às atividades letivas.

Não obstante o tempo exíguo, os alunos tinham excedido largamente as expectativas da professora, de modo que esta decidiu surpreendê-los, enviando, às rádios nacionais e locais, o trabalho produzido, porquanto veiculava uma mensagem simplesmente linda…genuína, criativa, emocional e inspiradora!

Prontamente, no final da manhã do dia do evento, a Rádio Renascença comunicou à professora que gostaram muito da iniciativa e que iriam integrá-la no programa “Turno da Tarde”. Quase em simultâneo, a Rádio Miúdos contactou, também, a professora endereçando-lhe o convite para participar com os seus alunos num direto, a fim de falarem da sua iniciativa, tendo sido acordado entrar nesse direto, através da plataforma ZOOM, às 16.00 horas. A professora tinha programado com os alunos fazer um último ensaio às14:30 e, no início deste, aproveitou a ocasião para lhes revelar a surpresa que lhes tinha preparado.

Tudo estava a acontecer de forma alucinante! Os alunos ficaram radiantes com a revelação.

Contactaram, imediatamente, as suas famílias e pediram-lhes para ouvirem o Programa “Turno da Tarde” da Rádio Renascença, pois a atividade iria ser divulgada às 16.18. Recompostos de toda a euforia, realizaram um ensaio final e, em contrarrelógio, às 15.30, foram para o auditório para se prepararem para o direto da Rádio Miúdos. Às 16.00 horas, a professora e os alunos participaram no direto e, às 16.30, apresentaram o seu trabalho à comunidade educativa que se encontrava na Escola.

No final, regressaram, novamente, à emissão, pois o locutor ficou encantado com a sua prestação e quis que voltassem ao direto, tendo aproveitado a ocasião para os convidar a participar noutras iniciativas futuras.  

Foi um dia longo e repleto de emoções fortes! Apenas foi possível vivenciá-lo, porque todos sonharam e se mobilizaram por uma causa nobre e singular!

Valeu a pena toda a dedicação! A obra que se pretendia alcançar nasceu sob a forma de uma mensagem linda, impactante e inspiradora, criada por jovens que acreditam, firmemente, que podem ajudar a salvar o nosso planeta … a nossa Terra … a nossa casa! 

Fica aqui a reportagem completa desse dia: o vídeo da apresentação na Escola e os vídeos das emissões da Rádio Renascença e da Rádio Miúdos!  

Uma palavra especial de agradecimento aos alunos e aos seus familiares. Parabéns! 

 Professora Isabel Pessoa 

 

Letra original criada para o instrumental da música “When I Was Your Man”, de Bruno Mars: 

Terra 

 O nosso planeta  

A nossa querida Terra  

Tão mal lhe fazemos  

Com esta guerra  

 

Podíamos viver em paz,  

Unidos  

Com a natureza  

Sermos queridos  

 

Refrão: 

E o planeta grita  

Oooooooooh…  

É tão bom, tão bom  

Estar vivo  

 

Queria estar a senti-lo  

Mas não consigo   

Por tantas e tantas coisas  

Estou impedido  

   

Eu estou tão cansada/o  

Pelo que está a acontecer  

Agora estou poluída  

E não há planeta B  

   

Tantas flores  

Que desbrocharam  

Tantas árvores  

Que se cortaram  

 

Mas nunca,  

Nunca ninguém quis saber de nada  

E deixaram  

 Isto acontecer  

 

Refrão: 

E o planeta grita  

Oooooooooh…  

É tão bom, tão bom  

Estar vivo  

 

Queria estar a senti-lo  

Mas não consigo   

Por tantas e tantas coisas  

Estou impedido  

   

 Eu estou tão cansada  

Pelo que está a acontecer  

Agora estou poluída  

E não há planeta B  

 

Vocês nunca ouvem  

 Ouvem o que eu estou a dizer  

 

Com a poluição  

Incêndios e desflorestamento, não  

Chuvas ácidas e aquecimento  

Eu só quero estar bem  

 

Queria estar a senti-lo  

Mas não consigo   

Por tantas e tantas coisas  

Estou impedido  

 

Eu estou tão cansada  

Pelo que está a acontecer  

Agora estou poluída  

E não há planeta B  

 

Agora estou poluída  

E não há planeta B  

END  

 

Vídeo do trabalho final apresentado à comunidade educativa: https://youtu.be/mSMvGj-9MBg 

Participação da turma do 7ºA na emissão do programa “Turno da Tarde,” na Rádio Renascença: https://youtu.be/Zj7avspQQGM 

Participação da turma do 7ºAno no direto da Rádio Miúdos:  https://youtu.be/zsXDlK53LqQ 

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk