A Rádio é um poderoso media que celebra a Humanidade na sua diversidade e estabelece uma plataforma para o discurso da democracia. A um nível global a Rádio assume-se como um media que atinge todas e variadas audiências, podendo moldar qualquer sociedade. É um palco para dar voz a todos para que possam ser representados e ouvidos. O dia 13 de fevereiro foi escolhido porque, em 1946, as Nações Unidas emitiram pela primeira vez um programa para um grupo de 6 países.

Desde a sua invenção – há mais de um século – a Rádio fomentou novas discussões e difundiu ideias inovadoras na sociedade. Ainda hoje, o diálogo através das ondas pode constituir-se como uma resposta para o negativismo que, por vezes, parece predominar. Assim, a intenção da UNESCO é estimular a pluralidade e a diversidade das estações de rádio a nível mundial. Continua a ser um dos meios de comunicação mais reativos e participativos, adaptando-se às mudanças do século XXI, com formas de interação e de participação das massas.

Os media dão voz aos grupos mais desfavorecidos que encontram na Rádio um recurso importante para se expressarem e acederem à informação. A UNESCO apoia as estações de Rádio que incentivam a participação em debates públicos, particularmente aqueles que abordam questões frequentemente negligenciadas como a inclusão, casamentos forçados, a educação e proteção da infância.

A diversidade linguística “no ar” é também fundamental: o direito das pessoas se expressarem na sua própria língua, através das ondas tem um significado especial. Os desafios que enfrentamos, estejam eles ligados às alterações climáticas, aos conflitos ou ao aumento dos discursos que provocam divisões, dependem, cada vez mais, da nossa capacidade de comunicarmos uns com os outros e de encontrarmos soluções comuns.

A nossa escola quer assinalar esta data por ser um meio de comunicação social importante ao longo da nossa história presente em qualquer momento das vidas das nossas gerações.

Ver ícone animado (clique na imagem):

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk