Dia Mundial da Língua Portuguesa: “Da minha língua vê-se o mar…”

“Da minha língua vê-se o mar…”

Vergílio Ferreira

O dia 5 de maio tornou-se, simultaneamente, um dia empolgante e singular, que vai ficar ancorado nas memórias de alguns alunos da nossa escola que participaram na Comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, através da Rádio Miúdos. Alguns deles, que integram as turmas do 7º A e B, mostraram-se, logo desde o início, muito entusiasmados com a oportunidade de participar no evento, de modo que se envolveram, com muito afinco, na produção de textos, de poemas e de lendas. Para além disso, recolheram diferentes sotaques da nossa língua e criaram uma letra e uma coreografia originais para o instrumental da música da canção “Lua” do cantor Ivandro.

Tal como tinha sido noticiado anteriormente, os alunos da turma do 7º A e a sua Professora de Ciências Naturais, Isabel Pessoa, tinham sido desafiados a participar no evento, pelo locutor da referida rádio, aquando da sua participação no Dia Mundial da Terra. Afinal, ele tinha ficado impressionado com a sua capacidade comunicativa e criativa.

Neste seguimento, a docente Isabel Pessoa convidou a docente de Português, Ana Fernandes, a fazer um trabalho articulado em DAC para preparar este grande evento, que tanto enaltece a nossa identidade e alma lusitanas. Mais uma vez, os alunos corresponderam de uma forma inacreditável. Em pouco tempo e de uma forma bastante autónoma, foram capazes de criar, com a orientação das docentes, todos os materiais de suporte para apresentar no direto do programa especial, que foi concebido para assinalar este dia. E o resultado não poderia ter sido melhor! Acabaram por participar no evento todos os alunos da turma do 7ºA, bem como um grupo de alunos da turma do 7ºB, depois de lhes ter sido endereçado um convite.

No direto, participaram os alunos: Leonardo Rodrigues, Matilde Valentim, Beatriz Flores, Lara Sobral, Daniela Viana, Maria Gomes, Matilde Salgado (todos do 7º A) e Alícia Lourenço, Mariana Silva, Diogo Moça, Francisca Garrido, Luciano Martins, Inês Sencadas e Inês Santos (do 7º B), cujos  encarregados de educação tinham assinado a autorização de direitos de imagem e de voz. Todos tiveram um ótimo desempenho, pois não só foram espontâneos, convincentes e autónomos, como também revelaram uma grande desenvoltura em termos comunicativos.

As docentes que estavam a assistir ao evento sentiram um enorme orgulho dos seus alunos, visto que estes, mais uma vez, “vestiram” as cores do agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, demonstrando companheirismo, dedicação e determinação.

Destaca-se, a seguir, o link do vídeo com a letra e a coreografia original da aluna Matilde Salgado (7ºA), que foram criadas para o instrumental de uma música do referido cantor. Esta convidou  as suas amigas Mariana Silva e Inês Sencadas, da turma do 7º B, para participarem no canto e na dança, tendo o trabalho final sido apresentado no dia 4 de maio, à comunidade escolar, momento em que foi feita a gravação do vídeo acima citado, o qual foi,  posteriormente, partilhado com a Rádio Miúdos.

Parabéns a todos os alunos que, voluntariamente, decidiram embarcar nesta aventura!

Prof Isabel Pessoa
Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk