Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

As Escolas do Agrupamento celebram o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência dinamizando um conjunto de atividades que visam promover a sensibilização, a solidariedade e o espírito de tolerância dos jovens e da comunidade educativa envolvente para com a população portadora de deficiência.

Na Escola Básica de Aver-O-Mar através da realização de uma aula de Educação Física diferente, simulando a existência de uma incapacidade ou experimentando o jogo de Boccia – atividade dinamizada em articulação com o MAPADI.

A atividade integra ainda as dinâmicas previstas no projeto Erasmus+ I.D.E.A.! Together we Can! – um projeto sobre inclusão,  sendo que. em todas as escolas parceiras do projeto, (Eslovénia, Croácia, Turquia, Itália e Polónia) se dinamizam atividades físicas abertas à comunidade para reflexão sobre a inclusão das pessoas com deficiência.

Em cada turma das Escolas Básicas de Agro Velho, Refojos, Navais e Teso, acontece uma breve introdução ao significado do Dia da Pessoa com Deficiência, a apresentação de uma curta metragem sobre a deficiência motora e a elaboração de cartazes.

Na Escola Básica de Aldeia, acontece uma ação de sensibilização   sobre o Daltonismo, com a apresentação de uma história inclusiva em PowerPoint, dando a conhecer o Sistema de identificação de cores –  Código ColorADD. No final os alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º anos de escolaridade pintarão uma tela e os alunos do 3.º e 4.º anos aplicarão o código ColoraDD sobre a cor.

Pretende-se, deste modo, sensibilizar toda a comunidade para a aceitação da Diferença, dinamizar práticas inclusivas, promover a tolerância, a interajuda e a socialização entre pares.

As dinâmicas apresentadas resultam da articulação entre diferentes valências do Agrupamento sob a coordenação e organização do Departamento de Educação Especial.

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk