
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro, sendo que esta data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.
A ONU – Organização das Nações Unidas é a responsável pela criação da comemoração, o que aconteceu em Assembleia Geral em 14 e outubro de 1992. Em 1998 esta mesma Organização com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
As atividades levadas a cabo neste dia têm como fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade. As comemorações nacionais deste dia estão a cargo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P, sendo que , em Portugal, muitas instituições realizam atividades diversas para celebrar o dia, data que sempre tem sido lembrada no Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.
Este ano destacamos, entre várias iniciativas, dois momentos especiais, a saber:
– projeto pedagógico “viagem para a Amizade “ :ver destaque em https://ebaveromar.com/dia-internacional-da-pessoa-deficiencia-viagem-amizade/
– “Dia do Desporto Adaptado”; aulas de Educação Física, ao longo da semana – Departamentos de E. Especial e Departamento de E.F. )
– «Ultrapassei obstáculos» Verificar ilustres conhecidos que possuíam algum tipo de limitação- vitrines/placard- entradas dos Blocos B,C,D,E, – DAC- Departamentos de E. Especial e Departamento de Matemática).
– entrada em funcionamento da plataforma elevatória no bloco D, EB de Aver-o-Mar
Esta plataforma, resultante do processo de requalificação das instalações da EB de Aver-o-Mar, foi montada neste final de mês, e depois de devidamente testada, entra em funcionamento precisamente nesta dia 3 de dezembro. É mais um passo na eliminação de todas as barreiras arquitetónicas desta escola que, dentro de 15 dias, assinala o 35º aniversário da sua entrada em funcionamento.
A nova estrutura, semelhante à existente no bloco A, apresenta mecanismos de funcionamento melhorados e modernos, sendo totalmente automática e bastante silenciosa. Permite funcionamento autónomo pelo utilizador ou através de um elemento de apoio. Como funciona a bateria, permite ainda a descida/ subida, mesmo em caso de falha de corrente elétrica.
Esta intervenção foi suportada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Vídeo Funcionamento da plataforma