Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro, sendo que esta data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.

A ONU – Organização das Nações Unidas é a responsável pela criação da comemoração, o que aconteceu em Assembleia Geral em 14 e outubro de 1992. Em 1998 esta mesma Organização com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

As atividades levadas a cabo neste dia têm como fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade.  As comemorações nacionais deste dia estão a cargo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P, sendo que , em Portugal, muitas instituições realizam atividades diversas para celebrar o dia, data que sempre tem sido lembrada  no Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.

Este ano destacamos, entre várias iniciativas, dois momentos especiais, a saber:

– projeto pedagógico “viagem para a Amizade “ :ver destaque em https://ebaveromar.com/dia-internacional-da-pessoa-deficiencia-viagem-amizade/

– “Dia do Desporto Adaptado”; aulas de Educação Física, ao longo da semana – Departamentos de E. Especial e Departamento de E.F. )

– «Ultrapassei obstáculos» Verificar ilustres conhecidos que possuíam algum tipo de limitação- vitrines/placard- entradas dos Blocos B,C,D,E,   –  DAC- Departamentos de E. Especial e Departamento de  Matemática).

– entrada em funcionamento da plataforma elevatória no bloco D, EB de Aver-o-Mar

Esta plataforma, resultante do processo de requalificação das instalações da EB de Aver-o-Mar, foi montada neste final de mês, e depois de devidamente testada, entra em funcionamento precisamente nesta dia 3 de dezembro.  É mais um passo na eliminação de todas as barreiras arquitetónicas desta escola que, dentro de 15 dias, assinala  o 35º aniversário da sua entrada em funcionamento.

A nova estrutura, semelhante à existente no bloco A, apresenta mecanismos de funcionamento melhorados e modernos, sendo totalmente automática  e bastante silenciosa. Permite funcionamento autónomo pelo utilizador ou através de um elemento de apoio. Como funciona a bateria, permite ainda a descida/ subida, mesmo em caso de falha de corrente elétrica.

Esta intervenção foi suportada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Vídeo Funcionamento da plataforma

 

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk