DIA EUROPEU DO DESPORTO NA ESCOLA: 24 de setembro

O Dia Europeu do Desporto na Escola está integrado na Semana Europeia do Desporto, que se realiza na última semana de setembro. Esta iniciativa iniciou-se em 2015 e teve como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, através da realização de um conjunto alargado de atividades dirigidas a toda a população, independentemente da idade ou do nível de preparação física.

Neste contexto, os alunos em idade escolar representam um segmento especialmente importante na promoção da atividade física e do desporto, tendo em conta que é nesta etapa da vida que as crianças e os jovens adquirem as bases da sua literacia motora e adotam hábitos de vida saudáveis. Por esta razão, a Semana Europeia do Desporto em Portugal tem um dia reservado exclusivamente para as Escolas, o Dia Europeu do Desporto na Escola, a exemplo do que acontece em 44 países.

O envolvimento no desporto e atividade física encontra-se num mínimo histórico. Em muitos Estados-Membros, esta é uma tendência que se está a agravar tanto em jovens como em adultos. Não é apenas a saúde e o bem-estar das pessoas que estão em risco, mas também a nossa sociedade e a economia em geral.

Inspirar a sua comunidade escolar a ser ativa (#BeActive) pode ajudar a reverter estas tendências alarmantes. E qualquer um pode fazê-lo, independentemente da idade, do contexto ou da condição física. Salte, dance, nade, corra… mexa-se! Por isso, faça com que a sua escola seja ativa (#BeActive) durante pelo menos 120 minutos!

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk