
O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro. Como é habitual, o GAMA estava a preparar algumas atividades, como o peddy paper, com códigos QR e o Concurso Turma mais Branca, a realizarem-se a 29 de janeiro, uma vez que o dia 30, este ano calha num sábado.
O GAMA não quer deixar esta data por assinalar e mesmo nesta pausa letiva a que fomos obrigados, dada a situação epidemiológica, quer ajudar a prevenir o fenómeno da violência, lembrar que é possível um mundo melhor e que a escola é o espaço onde as diferenças podem conviver em harmonia, onde é possível construir uma convivência que supere a violência, construir uma cultura de paz.
A cultura da paz está pautada por valores humanos que precisam ser colocados em prática, a fim de passarem do estado de intenção para o exercício da ação, transformando-se, concretamente, em atos. Tais valores, que se traduzem em éticos, morais e estéticos, nos encaminham para o despertar de expressões de amor, interajuda, amizade, camaradagem e manifestações de respeito.
O GAMA pretende estimular as potencialidades dos alunos, despertando e favorecendo seu papel de protagonistas e vem deste modo, dar a conhecer alguns trabalhos recebidos, cujo tema era a paz nas escolas, uma escola sem bullying.
A Coordenadora do GAMA,
Margarida Salazar