Dia do Pai

Hoje, sexta-feira, 19 de março, solenidade de São José, comemora-se em Portugal o Dia do Pai. Oficialmente, hoje também foi aberto o Ano da Família Amoris Laetitia: um ano especial para crescer no amor familiar.

Nas aulas de EMRC os alunos do Agrupamento de Aver-o-Mar, irão ser desafiados a fazer um percurso de reflexão sobre os desafios à situação atual das famílias, desde o fenómeno migratório às questões de género, a mentalidade anti natalidade, o drama do abuso de menores e os problemas provocados pela pandemia. Nesse percurso iremos celebrar no mês de maio o Dia da Família e o Dia da Mãe.

Mas, é tempo de refletir na figura do pai. Pai é uma palavra que tem origem no latim pater. O conceito não se restringe a ser o progenitor ou pai biológico de alguém. O pai adotivo ou um pai de criação, não deixa de ser pai. Temos como exemplo a própria figura de S. José. O verdadeiro pai é o que ajuda, educa, protege, aconselha, orienta, perdoa e dá atenção. Os alunos homenagearam os seus pais, pais adotivos, padrastos, figuras masculinas de referência nas suas vidas, presenteando-os com algo feito por eles, com muito carinho e cuidado. Uns transformaram-se em verdadeiros chefs e confeiteiros, puseram as mãos na massa e fizeram bolachas, bolos e até chocolates e bombons, outros cultivaram a sua veia poética ou artística.

 

Ter um Pai! É ter na vida
Uma luz por entre escolhos;
É ter dois olhos no mundo
Que vêem plos nossos olhos!

Ter um Pai! Um coração
Que apenas amor encerra,
É ver Deus, no mundo vil,
É ter os céus cá na terra!

Florbela Espanca

 

Veja os trabalhos aqui:

 

https://www.calameo.com/read/00654829493a7d6f00aec

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk