À descoberta da arte rupestre

No próximo dia dia 18 de outubro os alunos de 7.º ano da Escola Básica de Aver-o-Mar terão a oportunidade de participar numa oficina pedagógica intitulada “À descoberta da arte rupestre”, organizada pela disciplina de História, em colaboração com o Clube de História.

Arte rupestre é a denominação que se usa para as representações que, desde a Pré-História o homem fez nas paredes das cavernas/abrigos ou em outras superfícies rochosas ao ar livre. Em geral figuravam sob a forma de pintura ou gravura, animais, pessoas, cenas de caça, símbolos geométricos, que poderiam ter um carácter mágico e simbólico.

Esta aula prática de História permitirá aos nossos alunos satisfazer a sua curiosidade e aprofundar os seus conhecimentos sobre as primeiras manifestações artísticas da humanidade, de uma forma lúdica, ativa e divertida ao mesmo tempo que desenvolverão a sua sensibilidade artística, perceção e imaginação na realização de trabalhos artísticos.

Esta oficina será dinamizada pelo serviço educativo da Sociedade Martins Sarmento que, ao longo de aproximadamente 90 minutos promoverá uma sessão multimédia em que os alunos de forma lúdico-pedagógica descobrirão e aprenderão um pouco mais sobre esta temática, para depois serem desafiados a recriarem, com o apoio de maletas pedagógicas, as suas próprias pinturas rupestres.

 

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk