“À descoberta da arte rupestre”

No dia 18 de outubro, os alunos do 7º ano da Escola EB 2,3 de Aver-o-Mar participaram na atividade “À descoberta da arte rupestre”, organizada pelo grupo disciplinar de História, em colaboração com o Clube de História.

Foram realizadas 4 sessões ao longo do dia, com a orientação da Dr.ª Daniela Cardoso, arqueóloga no Museu Martins Sarmento, em Guimarães.

Através de uma projeção multimédia, os 120 alunos participantes ficaram a conhecer melhor o período da Pré-História e o modo de vida dos nossos antepassados. Foram também sensibilizados para a temática da arte rupestre, denominação que se usa para as representações, que desde a Pré-História o homem fez nas paredes das cavernas ou em outras superfícies rochosas ao ar livre. Em geral figuravam sob a forma de pintura ou gravura, animais, pessoas, cenas de caça, símbolos geométricos, que poderiam ter um caráter mágico e simbólico.

Mas o que os alunos mais gostaram foi mesmo a oportunidade que tiveram de recriarem as suas pinturas rupestres. Assim, foram convidados a “meter as mãos à obra” e em pedaços de pedra (granito ou xisto) foram mostrando os seus dotes artísticos.

Os objetivos desta atividade foram sobretudo proporcionar aos alunos diferentes formas de aprendizagem; despertar o gosto pela disciplina e consciencializar para a importância do nosso património cultural e artístico.

O balanço da atividade é muito positivo, pois estes objetivos foram integralmente cumpridos.

Nas sessões foi criado um ambiente estimulante de aprendizagem, de partilha e interação. O entusiasmo e interesse dos alunos foi notório e a criatividade/imaginação deu origem a verdadeiras obras de arte!

Profª Carla Santos

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk