Concurso Nacional de Leitura

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

O Concurso Nacional de Leitura desenvolve-se ao longo de quatro fases consecutivas:

Fase Escolar / Municipal – Engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.

O 1.º momento é da responsabilidade das escolas/agrupamentos.

O 2.º momento traduz-se pela realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do momento anterior. (in Regulamento do CNL)

No dia 28 de janeiro de 2020, às 9h30, iniciou-se o 2º momento deste curso na Biblioteca Diana Bar na Póvoa de Varzim, sendo a abertura da sessão da responsabilidade do Sr. Vereador da Cultura Dr. Luís Diamantino e da Drª Fernanda Trovão.

O agrupamento de Aver-O-Mar esteve representado nos três ciclos de ensino. Os alunos prestaram provas escritas relacionadas com as leituras previstas juntamente com os seus companheiros dos demais agrupamentos e escolas concelhios.

Após uma análise atenta das provas escritas, o júri do concurso, composto pela Coordenadora Interconcelhia Filomena Alves, a responsável da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto Fernanda Trovão e a escritora poveira Sofia Teixeira, selecionou quatro alunos por ciclo para uma prova oral que permitiu apurar os alunos representantes do concelho da Póvoa de Varzim na fase seguinte, isto é, na Fase Distrital.

Desta feita, o concelho será representado por três alunos de cada ciclo sendo que duas alunas pertencem ao nosso Agrupamento: uma de 2ª ciclo e outra de 3º ciclo.

Muitos parabéns a todos os valentes leitores que participaram no concurso, especialmente à M. e à AF pela sua diligência e motivação!

Boa sorte para a próxima etapa!

Ainda no decorrer do dia, e enquanto as provas escritas eram avaliadas, os alunos e professores acompanhantes realizaram uma visita guiada ao Cine-Teatro Garrett, guiados pela simpatia de Cláudia Ribeiro que lhes falou das origens desta sala de espetáculos, da sua atual organização e função cultural, desvendando mistérios de bastidores, palco, espaços cénicos e muito mais.

Marta Antunes e Zulmira Lima

Professoras Bibliotecárias

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk