
Com o início de mais um ano civil, o mês de janeiro brinda-nos com um novo ciclo de efemérides que assinalam a genialidade de algumas figuras ilustres da nossa literatura portuguesa.
Referimo-nos, claro está, à comemoração dos 500 anos do nascimento do maior poeta português de todos os tempos… Luís Vaz de Camões.
No âmbito do 5º centenário do nascimento daquele que se celebrizou como o “Príncipe dos poetas de seu tempo… Viveu pobre e, miseravelmente, assim morreu”, o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar fez questão de homenagear e celebrar esta data comemorativa.
No passado dia 17 do corrente mês, no auditório da escola sede do Agrupamento de escolas de Aver-o-Mar, os alunos das turmas dos 9ºanos foram brindados com a celebração do 5º centenário do nascimento de Camões.
A atividade denominada “ Celebrar Camões” recriada com a magia e encanto de dois convidados: Professor António Sousa – declamador- e o Músico- Carlos Carneiro, transportou todos os presentes para a época renascentista.
Através da encenação recriada pelas professoras dinamizadoras e com a colaboração de alguns dos alunos desta escola, foi possível transportarmo-nos para o tempo de Camões, assistindo à exímia declamação de alguns dos seus poemas, apaixonadamente, acompanhados com um virtuoso da guitarra que, abraçado à sua viola, deixa correr os dedos descuidadamente pelas cordas como se de uma carícia se tratasse.
Foi com o rosto estampado de alegria, emoção e satisfação dos nossos alunos que deixámos este registo como mais uma forma gloriosa de enaltecer e celebrar aquele que deixou o mais genial legado da Literatura portuguesa “ Para tão longo amor, tão curta a vida”.
Prof Fernanda Silva