Complementando atividades enquadradas no 18º Fórum de Formação e Opções Profissionais, que neste dia comtemplou a demonstração de meios do Exército português, na escola-sede do Agrupamento, decorreram na manhã de 10 de maio, no Auditório, três sessões com a Dra Julieta Vasconcelos, no âmbito do programa de Cidadania e Forças Armadas, em aplicação, há quatro anos, neste agrupamento.
Desta feita, a convidada foi a Dra Julieta Bacelar Vasconcelos, Oficial do Exército Português a residir na Póvoa de Varzim, tendo sido apresentada pelo diretor do Agrupamento e por Olga Carvalho, coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento e responsável pela agilização da atividade.
Licenciada em psicologia e mestre em Gestão de Recurso Humanos, na conversa com alunos do 5º, 7º e 9º anos, que se repartiram por três turnos, deu conta da sua experiência neste ramos das Forças Armadas, tendo prestado serviço no Centro de Psicologia Aplicada do Exército, entre 2007/2011, sendo responsável pelo acompanhamento psicológico de duas forças nacionais destacadas, destacando-se no teatro das operações do Kosovo, em 210, e no Território do Líbano, em 2011.
Os alunos tiveram possibilidade de conhecer e explorar todo o percurso da ex-militar, percebendo as dúvidas, as hesitações, as garantias, as diferentes possibilidades… tendo sido colocadas questões muito pertinentes, daí que a avaliação da atividade tenha sido muito positiva.
Da parte de tarde, realizou-se, ainda neste âmbito, uma reunião de trabalho, que também contou com a Dra Julieta e a professora Olga Carvalho, para além do diretor do Agrupamento, coordenada pelo Capitão de Fragata João Cunha Bellem Ribeiro, a que se juntaram os responsáveis pelos núcleos de reservistas das Forças Armadas da Póvoa de Varzim, Dr. Alexandrino Costa e de Esposende e Viana do Castelo, respetivamente os professores Joaquim Oliveira e José Belo. A ideia foi partilhar práticas, no sentido de fomentar o desenvolvimento destes núcleos e potenciar a dinamização de atividades, tendo ficado em aberto uma ação conjunta, alusiva aos 25 anos do 25 de Abril que em 2024 assinalaremos.
Partilhamos alguns registos deste dia em que o programa de Cidadania e Forças Armadas, enquadrado no projeto do Agrupamento, permitiu, mais uma vez, o contacto dos alunos com a vida militar, uma opção a ponderar por alguns dos presentes.