
Decorreu ao final da tarde de sábado, dia 22 de março, no Cineteatro Garrett, a cerimónia de entrega dos Diplomas aos alunos do Quadro de Excelência e Mérito 2023/24.
Foram 182 os alunos distinguidos, numa cerimónia abrilhantada pela atuação de dois alunos, o pianista Miguel Vieira (9ºE) e Maria Brandão, aluna do 6º B (piano e voz), ambos alunos do Agrupamento e da Escola de Música da Estela. Houve ainda espaço para um momento de poesia, numa surpresa preparada por alguns alnos do 9º ano, para o Diretor Carlos Gomes de Sá, que cessa funções em breve. O poema, foi por eles composto, declamado a som dos acordes de “O homem do leme”, numa execução da guitarrista Mafalda Macedo, tendo como declamadores Francisca (5ºF), Violeta (6ºB), David (7ºE), Ana Correia, Sara Cortesão e Leonardo Rodrigues.
A cerimónia, apresentada pelas alunas Ana Correia (8ºB), Sara Cortesão (8ºD) e Melissa Pires (9ºA) iniciou-se com uma viagem por alguns registos de atividades do Agrupamento, uma memorabília ao som de “Arabesque”, de Burgmüler, numa interpretação de Miguel Vieira), com um design gráfico da imagem de abertura de Ângela, Inês e Filipa, 9E. seguindo-se a atribuição dos Diplomas e Medalhas, personalizadas, aos alunos distinguidos, dentro das cinco categorias existentes: quadro de excelência (nível A e B) e quadro de mérito: prémio superação de dificuldades, prémio solidariedade e cidadania e prémio competitividade. Como previsto no Regulamento Interno, poderá haver apadrinhamento destes prémios, registando-se o apoio da empresa DAMAP, que assegura a atribuição de um prémio a um aluno de cada nível, no âmbito da superação de dificuldades. Neste caso, a proposta é feita pela Assistente Social, a partir do grupo dos alunos por si apoiados, sendo as restantes propostas originadas do Conselho de Turma e validadas por uma Comissão, seguindo-se a aprovação em Conselho Geral.
A entrega dos Diplomas, conforme registos partilhados nesta publicação, numa recolha do fotógrafo José Carlos Marques, a quem agradecemos, seguiu a ordem dos anos de escolaridade, do 4º ao 9º, com projeção do Diploma de todos os alunos distinguidos, com a respetiva foto, num momento entremeado pela atuação de Maria Brandão, que tocou e cantou a “Canção do engate”, de António Variações.
No circuito interno de televisão da escola-sede poderá ser vista a filmagem da cerimónia, num registo do Prof Carlos Mendonça, com apoio na câmara de filmar do Dinis Costa (9ºC) e Beatriz Oliveira (9ºA).
Na cerimónia de entrega dos Diplomas marcaram presença, para além de familiares dos alunos distinguidos, que esgotaram por completo o Cineteatro Garrett, alguns professores que no ano passado lecionaram no Agrupamento, atuais professores, assistentes operacionais e técnicos, bem como técnicos superiores e o Presidente da Associação de Pais, Carlos Pinheiro. Presença regular nestas sessões tem sido o Vice-Presidente da Câmara Luís Diamantino, ele que reconheceu o mérito destes alunos e do percurso trilhado pelo Agrupamento. Aproveitou o ensejo para distinguir o trabalho desenvolvido pelo diretor cessante, figura que também foi distinguida pelos colegas de Direção.
Em palco, e de forma simbólica, o Diretor também entregou distinções aos elementos citados, representando o envolvimento de toda uma comunidade na construção de percursos de sucesso, num momento final que a todos envolveu e contagiou, com a entoação do hino do Agrupamento.
Estão de parabéns todos os alunos distinguidos, suas famílias e comunidade!
Lista de alunos distinguidos:
Geral: Lista Quadro de Excelência 2023/24
Prémio DAMAP: 1º ciclo: Zoe Imade Omorogbe; 2º ciclo; Daniel Pires; 3º ciclo: Akeelah Mendes