ATUALIZAÇÃO – 13.30h dia 22 de março

Atualização 13.30h

Escola Básica de Aver-o-Mar fechada, por falta de funcionários.

 

Atualização de informação, dia 22, 8.30h

Estando hoje, 6ª feira, dia 22 de março, a decorrer uma greve do Pessoal Não Docente, informa-se, em relação ao Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, que serão observados os seguintes procedimentos:

1- JI e 1º ciclo: informação disponibilizada em cada uma das escola, aos respetivos alunos e encarregados de educação. No caso de não haver funcionários para assegurar abertura/ fecho da escola, esta encerrará e não há serviço de almoço. Encontrando-se a escola aberta, será assegurado o normal serviço de refeições.

2-EB 2.3: devido à falta de funcionários não estão reunidas todas as condições para o normal funcionamento das atividades, pelo que será observado o seguinte:

  1. a) apenas estará aberto o bloco A (para docentes) e bloco B (para aulas);
  2. b) serão asseguradas aulas, no período da manhã (até às 13.10h), para todas as turma com teste agendado, conforme quadro abaixo;
Turma Professor Horário inicial do teste Novo horário Sala
5º A Clara Neiva 10.25h Antecipado para 08.20h Bloco B
6º B Lucinda Matos 9.15h Mantém mesmo horário Bloco B
7º A Graça Pinheiro 12.20h Mantém mesmo horário Bloco B
8º B Susana Carreira 10.25h Mantém mesmo horário Bloco B
8º D Fátima Morais 10.25h Antecipado para 8.20h Bloco B

 

  1. c) os alunos não indicados no ponto anterior poderão regressar a casa, nos moldes normais, uma vez que os autocarros funcionarão com normalidade, atendo o teor do ponto seguinte;
  2. d) a cantina funcionará com normalidade, mas os alunos que quiserem almoçar precisarão de marcar senha até às 10.15h, no quiosque (bloco C aberto só para esse fim e nesse horário) ou pela página da Escola (SIGE), excecionalmente sem multa, pois todas as senhas foram desmarcadas. Não serão feitas marcações através do telefone.

Neste dia o horário de acesso à cantina (turnos) não será ativado, podendo os alunos fazê-lo logo a partir das 12.00h, se aplicável. A cantina encerrará pelas 13.45h.

 

2) da parte de tarde (13.00h) será reavaliada a situação, existindo 3 possibilidades:

  1. funcionamento normal das atividades; a manter-se a escola aberta, os horários do autocarro serão os habituais;
  2. caso a escola não reúna condições para funcionar em pleno, poderá ser decretado um funcionamento parcelar, nos moldes da manhã, visando garantir, tanto quanto possível, a realização de testes e das aulas de CEF. A confirmar-se este cenário, é previsível o seguinte calendário de testes:
Turma Professor Horário inicial do teste Novo horário Sala
5º B Clarisse Martins 14.20h
6º A Augusta Guimarães 14.20h
6º C Alexandra Dias 16.35h
6º D Filipe Santos 16.35h
6º F Augusta Guimarães 14.25h  
9º A Luís Almeida 15.35h

 

  1. caso a escola venha a fechar, por falta de funcionários, os alunos regressarão a casa, no autocarro das 13.20h (o autocarro aguardará até essa hora). Neste cenário, não haverá outro serviço de autocarro de tarde;

Reitera-se a informação de que o serviço de cantina funcionará nos moldes habituais, mas com obrigatoriedade de remarcação de senha, sendo os horários dos transportes, na manhã, os usuais.

Os professores têm orientações suplementares no programa Inovar.

Agradecemos toda a colaboração dispensada.

*****************************************

Atualização de informação, às 13.30h, dia 21:

  • Encerrada EB de Agro Velho (só funciona o JI)
  • EB de Fieiro: só funciona até às 15.30h
  • EB de Aver-o-Mar: encerramento parcial da parte de tarde (só assegurados testes, canguru matemático e Unidade); cantina e transportes a funcionar de forma regular.

****************************************

Cenário possíveis, em função da greve nacional de pessoal não docente da função pública, prevista para os dias 21 e 22 de março.

Greve na EPE e 1.º ciclo

Como é do conhecimento geral, está prevista uma Greve Nacional de Pessoal Não Docente da Função Pública para os próximos dias 21 e 22 de março, (5.º e 6.ª feira). Em face dos cenários conhecidos, poderá dar-se o caso do JI/Escola não reunir os meios necessários para funcionar.

Como tal, e a título excecional, nestes dias, os encarregados de educação apenas poderão deixar os filhos na escola às 9h00, confirmando na portaria se estão reunidas todas as condições para o bom funcionamento da escola.

Nas escolas com JI que têm AAAF (Atividades de Animação e Apoio à Família), os encarregados de educação só podem deixar as crianças à hora habitual se estiverem reunidas as condições para o seu funcionamento. Nas escolas com CAF, os encarregados de educação têm de contactar a escola às 9h00 aferindo se a Escola está a funcionar normalmente. Caso o JI/Escola não reúnam as condições necessárias para o seu funcionamento as crianças/alunos terão que ser recolhidas.

Greve UEEA

Em face dos cenários conhecidos, poderá dar-se o caso da UEEA/Escola não reunir os meios necessários para funcionar. Como tal, e a título excecional, neste dia, a empresa de transporte só poderá deixar os alunos na escola, depois de verificar se a Unidade irá funcionar. Caso não reúna as condições para funcionar, a empresa levará os alunos de regresso a casa. Cada encarregado de educação deve equacionar esta hipótese e conversar/combinar com o motorista qual a hora prevista de regresso a casa, caso a Unidade não funcione.

Greve 2.º e 3.º ciclo

Em face dos cenários conhecidos, poderá dar-se o caso da Escola não reunir os meios necessários para funcionar, com normalidade, pelo que importará assegurar o serviço de refeições (em princípio, garantido).

Para evitar desperdício de refeições, conforme recomendação da tutela e considerando a anterior experiência, as encomendas das refeições para 6ª feira, serão todas desmarcadas, devendo os alunos interessados em almoçar na escola, marcar as senhas, no próprio dia, até às 10:15 horas, quer na própria escola, quer via internet, através do portal SIGE. Excecionalmente não será cobrada multa.

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk