CARNAVAL NAS ESCOLAS DE AVER-O-MAR

By 10 Fevereiro, 2018Atividades

Abrem-se, de manhã cedo, os portões de cada escola. Chegam as crianças… o colorido dos trajes prende o olhar! De caras pintadas ou disfarçadas, entram princesas maravilhosas e fadas de encantar, essas que vivem nos contos infantis e que fazem parte da nossa infância, diversos heróis que materializam sonhos, um homem aranha pronto a salvar alguém, uma “ladybug” vermelha, cheia de bolinhas pretas, um cowboy de pistolas em riste, um ninja em posição de ataque… polícias e malfeitores, ciganas, sevilhanas indianas e até chinesas cujas indumentárias brilhantes ou com folhos nos transportam para outros mundos, outras culturas…

É Carnaval! Há folia por todo o lado! Serpentinas que voam enroscando-se em espiral… confetes coloridos que caem nas cabeças… gritos e risos!

À hora combinada alinham-se os alunos nas EB Teso, EB Refojos e EB Aldeia para o desfile nas ruas da freguesia. Há cânticos diversos, ensaiados nas vésperas, “La vida es un carnaval” ou “Quem és tu ó mascarado” ou ainda, e apenas de forma bem sonora, e sem qualquer ensaio: “É CARNAVAL”! Familiares e vizinhos e outros olhares estranhos observam, dão vivas, tiram fotos e tentam reconhecer os meninos que se escondem atrás das fatiotas bem alegres e fantásticas. Por vezes, ouve-se “Aquele é…”, “Olha, que bonito!”, “Que engraçado!”… O agente policial acompanha o desfile carnavalesco, mandando parar os carros, fazendo sinais para avançar ou colocando-se no meio da estrada para que os alunos a atravessem em segurança. “Cuide bem dos nossos filhinhos!”, ouve-se uma mãe dizer e todos olham na sua direção. E o cortejo continua… eclético, sem tema definido, ao gosto de cada um… saltitando o olhar de traje para traje, captando figuras, ou perdendo-se no colorido, no brilho e nas fantasias dos sonhos que por ali passam.

Ah! Mas não se desfila só nas ruas! Desfila-se ainda dentro de cada uma das escolas (EB Teso, EB Refojos, EB Agro Velho, EB Barros, EB Aldeia, EB Fieiro e EB Navais). E algumas bem decoradas, como na EB Navais!!! À vez, cada aluno ou cada turma, posando, tal qual um manequim, numa passarela, apresenta aos outros a sua indumentária, e ou a máscara que construiu na aula de Expressão Plástica, ao som de música carnavalesca e por entre palmas ruidosas e risos contagiantes.

E se pensam que o Carnaval fica por aqui, desenganem-se! Pois, há escolas que vão mais longe. E então, acontece o baile, por exemplo, na EB Aldeia. Sim, o baile! Os alunos dançam alegremente ao som de música carnavalesca e é ver qual deles aprimora o ritmo, desembaraçando-se no meio dos trapos dos vestidos mais compridos que, nesses momentos mais eufóricos, acabam por atrapalhar os movimentos ou, ainda, os saltos altos dos sapatos que de, vez em quando, fazem os pés torcer. E no final, tal como na EB Barros, há um lanche convívio entre os alunos do 1º ciclo e as crianças da educação pré-escolar.
E foi assim o Carnaval nos estabelecimentos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar!!!

A Coordenadora de Departamento

Zulmira Lima

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Join the discussion One Comment

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk