Bullying & CyberBullying

Segurança. Bullying. Informação. Cyberbullying. Crime. Supervisão. Pais. Escola. Redes Sociais. Privacidade. Jogos. Denúncia. Imagens. Ciberespaço. Identidade. Computador. Direitos. Hackers. Respeito. Ambientes Virtuais. Cibersegurança. Rede. Ameaças. Educação. Partilha.

Estas e muitas outras informações foram transmitidas na sessão intitulada “Bullying & CyberBullying”, dirigida a pais e encarregados de educação, e que aconteceu no auditório da escola sede no passado dia 1 de fevereiro.

Perante uma plateia atenta, os agentes Remelhe e Ferreira da PSP – Escola Segura – e o técnico da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Hélder Jesus, procuraram transmitir informações úteis sobre procedimentos de segurança e apoio no que concerne situações de violação de privacidade e agressão, quer física quer online, práticas seguras de navegação e utilização da Internet, supervisão e acompanhamento parental, utilização e manipulação da informação disponibilizada pelo próprio ou não, entre outros conceitos.

Os pais presentes participaram ainda em debate final, colocando questões e dúvidas sobre a temática, bem como apontando alguns caminhos a seguir; com recurso ao seu Smartphone, e experienciando o aplicativo menti.meter, aceitaram o desafio digital de referir as principais ideias desta sessão que foram sendo projetadas, em simultâneo, no ecrã do auditório.

O diálogo contou ainda com a participação do Sr. Vereador da Educação e Cultura – Dr. Luís Diamantino – que enalteceu a iniciativa, apelou à participação ativa dos pais no controlo e supervisão das práticas [digitais] dos seus filhos, enquanto principais mentores da sua formação; reforçou também o papel da escola e da autarquia na formação de utilizadores e cidadãos nesta era digital.

Esta iniciativa, da responsabilidade da professora de TIC do Agrupamento, Biblioteca Escolar e Clube de Saúde e Proteção Civil, é uma das várias iniciativas programadas pela equipa organizadora para o mês de fevereiro para promoção de práticas de Segurança Digital.

Durante todo o mês, os alunos do pré escolar ao 3º ciclo beneficiarão de atividades informativas, prática de jogos didáticos e de programação e realidade aumentada, com o intuito de despertar a sua curiosidade e criatividade mas também de dotá-los de conhecimentos básicos na ótica do utilizador digital consciente e competente.

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk