Aver-o-Mar participa no projeto ValSar – Valorização do Sargaço da Costa Litoral Norte

Na passada quarta-feira, dia 21 de setembro, os alunos das turmas 6ºE e 6ºF fizeram uma caminhada até à praia de Quião, onde participaram numa sessão de consciencialização ambiental destinada à população escolar, promovida pelo Município da Póvoa de Varzim.

Esta atividade foi realizada no âmbito do “ValSar – Valorização do Sargaço da Costa Litoral Norte”, projeto desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra e que conta com o apoio do Município da Póvoa de Varzim.

Os alunos tiveram a oportunidade de compreender o que é o sargaço e de ver, tocar e conhecer algumas das algas que existem na nossa costa e que o compõem. Foi ainda abordado o conceito de compostagem com recurso a um mini-compostor de algas que estava exposto.

Por fim, os alunos tiverem ainda a oportunidade de assistir ao trabalho de sargaceiros locais, com os quais puderam dialogar, questionando e trocando impressões sobre a sua profissão.

Registamos, a título de curiosidade, que o logotipo do Agrupamento de Aver-o-Mar tem, no sem interior (dentro da vela do barco, a amarelo), reproduzida uma pilha de sargaço (também designada de ruma, forcada, palheiro ou capela, de acordo com o que nos foi dito), pois esta é uma das atividades características desta localidade, sendo o sargaço usado como fertilizante nos férteis campos da zona de implantação do Agrupamento.
Partilhamos um texto de Luísa DaCosta sobre este tema, onde surge a alusão às capelas de sargaço que reproduzimos no nosso logotipo, documento presente no blogue da Biblioteca Escolar de Aver-o-Mar, a saber “Este é um Projeto de promoção das Literacias da Informação e da Leitura, promovido pela Biblioteca Escolar, em colaboração com professores da equipa e outros de várias áreas disciplinares, no âmbito das comemorações dos 20 anos da Rede de Bibliotecas Escolares e em observância do previsto no referencial Aprender com a Biblioteca Escolar; a desenvolver no Agrupamento de Escolas de Aver-O-Mar, nos anos letivos 2016 a 2018, concretizado pelo mapeamento do percurso pedestre que acompanha a orla costeira da freguesia de Aver-O-Mar – denominada Marginal Marítima de Aver-O-Mar – com marcos informativos construídos a partir de códigos QR.
O projeto surge no âmbito da necessidade de promover nos alunos do Agrupamento competências que lhes permitam intervir como agentes promocionais do seu meio, interiorizando que a escola que frequentam lhes permite caminhar deixando atrás de si pegadas de saber, neste caso, em espaços virtuais, virais no que se refere à difusão da (in)formação construída e/ou recolhida, contribuindo, consequentemente, para potenciar (infra)estruturas existentes no meio físico através do seu olhar singelo mas atento, tornando-os participativos e agentes de mudança no seio da sua comunidade.”

PASSADIÇOS AVEROMAR – INTRODUÇÃO (weebly.com)

 

O SARGAÇO – PASSADIÇOS AVEROMAR (weebly.com)

Outos dados:

 

 

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk