Aver-o-Mar na promoção de uma escola relacional para construir uma cidadania global

O Agrupamento de Escola de Aver-o-Mar esteve presente na sessão formativa «A ESCOLA RELACIONAL PARA CONSTRUIR UMA CIDADANIA GLOBAL» atividade acontecida na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF), no Porto, no dia 25 de maio.

Com o mote “todo o ato educativo é um ato relacional e os encontros interpessoais moldam cada um de nós”, procurou-se perceber como é que  «Gerar um clima de relacionamento personalizado na escola contribui para desenvolver nos estudantes, e nos educadores, habilidades transversais que contribuirão para a construção de pessoas mais competentes e responsáveis diante dos desafios globais de seu tempo». Assumido este prisma, defende-se que a escola deve contribuir para a aquisição das competências relacionais necessárias à criação de um novo humanismo onde prevaleça o bem comum, tão necessário para responder à complexidade do mundo atual.

O workshop “A ESCOLA RELACIONAL PARA CONSTRUIR UMA CIDADANIA GLOBAL” , dinamizado pela especialista Belén Blanco Rubio e promovido pela Academia de Líderes Ubuntu, assumiu-se como uma complementaridade do projeto já em aplicação no Agrupamento , defendendo-se que, para além do foco nas pessoas, devemos perceber e potenciar as suas relações, pois da qualidade e intensidade destas dependerá o sucesso das aprendizagens.

Belén Blanco Rubio, da Rede de Escolas Marianistas da Espanha (FEMDL), é licenciada em Geografia e História e diplomada em Ciências da Religião. Mestre em Gestão de centros educativos, em Deusto, é Professora do Ensino Básico e diretora e gestora pedagógica de uma rede de escolas. É ainda formadora em diferentes cursos de formação de liderança, gestão e formação pedagógica, tendo, no final desta sessão, aberta pelo Dr. Rui Marques, estado à conversa com o nosso Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, que esteve representado pelo Diretor, Carlos Gomes de Sá, pela psicóloga escolar, Susete Araújo, e pela Assistente Social Andreia Teixeira, todos elementos de Academia de Líderes Ubuntu, a par do envolvimento do Doutor José Luís Gonçalves, Diretor da ESEPF.

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk