Decorreu ontem, através da plataforma Teams, a quarta sessão de capacitação da comunidade educativa para interculturalidade, especificamente para os encarregados de educação de alunos imigrantes, tendo como tema central o “Sistema Educativo Português”, a cargo do Dr. Sérgio Afonso, Delegado Regional Norte da DGEstE, iniciativa enquadrada no projeto “Aver-o-Mundo”.
Nesta sessão, onde estiveram presentes cerca de 20 encarregados de educação de alunos do Agrupamento, oriundos, na situação específica, do Brasil, Bielorrússia, Canadá, Moçambique, Usbequistão e Venezuela, começar por usar da palavra o diretor do Agrupamento, Carlos Gomes de Sá, que apresentou o projeto e as anteriores sessões destinadas aos pais/ encarregados de educação, introduzindo, em seguida, o conferencista da noite, atual Delegado Regional, mas com larga experiência na gestão escolar.
Sérgio Afonso, que começou por agradecer os contributos de todos neste ano escolar atípico, dos alunos aos pais, dos professores aos funcionários, sem esquecer os terapeutas e os técnicos, bem como os autarcas que têm sido parceiros nesta fase, parabenizou o Agrupamento pela ação, que se insere na política, alargada, de integração de todos os alunos, como explanou, em seguida na sua apresentação, em que detalhou a organização do sistema educativo português, com particular ênfase para aquilo que está sob a alçada da DGEstE, ou seja, desde a educação pré-escolar (3 anos) até ao final do secundário (18 anos). Para além da apresentação dos níveis, foram ainda destacados cursos/ ofertas, terminando a sessão com a apresentação do sistema de equivalências.
No final, como de hábito, os participantes puderam colocar questões, tendo sido ainda apresentada a possibilidade de articulação com o Centro Qualifica, no caso específico da Escola Secundária Rocha Peixoto, para encaminhamento de situações de adultos que querem concluir estudos, a par do reconhecimento de habilitações de nível superior, que serão colocadas a entidades parceiras do Agrupamento, neste projeto Aver-o-Mundo, bem como a orientação a prestar pelo serviço de psicologia e orientação.
Para o mês de abril, o Agrupamento, associado a este projeto, tem previstas inúmeras atividades, enquadradas, genericamente, nas “Semanas de interculturalidade”. Para além de exposições internas, de trabalhos que os alunos estão a realizar, associados ao tema da multiculturalidade, estão agendados três encontros musicais (Pontes musicais: a ouvir o mundo), envolvendo um músico português, concertinista (Luís Pinheiro), um brasileiro (Israel Grando – piano e voz: dia 10.04), um cabo-verdiano (Mário Gomes – concertina: 17.04) e um cubano (Reynaldo Milanés – piano e voz: 24.04). Estes encontros, sempre às 21.30h, poderão ser visualizados, em direto no canal de Youtube www.youtube.com/luispinheiro
Serão ainda apresentados, nestas “Semanas de Interculturalidade, doze vídeos de um intercâmbio musical, decorrente do projeto “Sing the World”, em que o Agrupamento também participou, aquando das comemorações dos 30 anos, estabelecendo-se pontes musicais com escolas do Brasil, Angola, Moçambique e Timor. Por seu lado, as gravações dos alunos do Agrupamento e comunidade local (Banda da GNR, Escola de Música, Grupos de Folclore e Aver-o-Mar, Aguçadoura e os Camponeses de Navais) serão também apresentadas nesses países.
Esta adaptação à atual situação pandémica, que limita as ações presenciais, levou também a ajustar os workshops gastronómicos previstos, passando pela filmagem da confeção de pratos típicos e posterior divulgação, registos que serão trabalhados em sala de aula, pelos alunos, permitindo conhecer as diferentes culturas.