Aver-o-Mundo: formação sobre interculturalidade

By 31 Março, 2021Destaques, FAMI

Decorreu ao longo do dia 29 de março, uma sessão de capacitação para o pessoal não docente, associada à temática da interculturalidade, conforme programação do projeto Aver-o-Mundo.

Divididos em dois grupos, 32 colaboradores do Agrupamento, entre assistentes operacionais, técnicos e técnicos superiores, participaram neste workshop, tendo abordado, com docentes da Universidade do Minho / Centro de Línguas BabelliUM, parceira neste projeto, questões como: O que é a interculturalidade – conceito e definições; Por que motivos é importante trabalhar a interculturalidade;  consciencialização sobre preconceitos/ alteração de visões do mundo/ construção de uma visão inclusiva, baseada no conhecimento, respeito e apreço pelo outro e como promover a educação intercultural – estratégias de ação prática.

Para o dia 21 de junho, se possível me regime presencial, está agendada uma sessão prática, para os mesmos intervenientes, sob o mote “Boas práticas vs. más práticas de educação intercultural”.

Para além desta sessão, o pessoal não docente está também a frequentar curso de introdução à língua estrangeira, no caso inglês, francês e espanhol, com 50h cada, esta que é mais uma medida do projeto Aver-o-Mundo, que visa a agilizar a integração dos alunos migrantes.

Relativamente ao pessoal docente, e associadas a este projeto, estão previstas formações associadas à “Diferenciação Pedagógica” (10 de abril, Dra Isabel Nogueira -ESE Paula Frassinetti), “Trabalho de Projeto” (17 de abril, Dra Daniela Gonçalves -ESE Paula Frassinetti), “Níveis de proficiência linguística” (22 de maio, Dra Raquel Aguiar -ESE Viana do Castelo) e “Multilinguismo” (29 de maio, Dra Raquel Aguiar -ESE Viana do Castelo).

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk