O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar promoveu, no passado dia 16 de dezembro, uma ação de informação para os encarregados de educação, com enfoque na população migrante, tendo como tema a “Estrutura do Sistema Nacional de Saúde”.
Ao longo de quase duas horas de esclarecedora conversa, os cerca de 30 participantes oriundos de países externos a Portugal, foram esclarecidos sobre a Estrutura do SNS, o Acesso ao Serviço Nacional de Saúde e o Plano de vacinação vigente, entre outras questões associadas ao tema.
A sessão, aberta pela diretor do Agrupamento, Carlos Gomes de Sá, começou com o hino do Agrupamento, num momento simbólico e unificador, a que se seguiu a apresentação do projeto “Aver-o-Mundo”. A apresentação da conferencista, Enfermeira-Chefe Fernanda Silva, coordenadora do Gabinete de Saúde no CNAIM (Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes), em Lisboa, esteve a cargo da assistente social Andreia Teixeira, coordenadora do projeto Aver-o-Mundo, iniciativa decorrente da candidatura apresentada ao projeto FAMI.
A sessão, gravada e disponíveis para os elementos enquadráveis no projeto, foi avaliada muito positivamente pelos presentes, oriundos de países como Brasil, África do Sul, Bielorrússia, Moçambique, Venezuela e Uzbequistão.