Volvidas praticamente duas semanas desde o início das atividades letivas, o balanço deste arranque é manifestamente positivo, não fosse a escassez de recursos humanos, no caso assistentes operacionais.
Na verdade, tem havido limitações a este nível, fruto das ausências por doença (quatro casos), da renovação de apenas um contrato a tempo parcial (tarefeira) abrangida pelo PREVPAP, a que se junta o concurso de recrutamento ainda em curso. Estima-se, no próximo dia 30 de setembro, a publicação em DR da lista já homologada, o que permitirá a admissão imediata de quatro novos funcionários, desejando-se autorização para novas admissões, face às carências, agravadas com uma aposentação, no final desta semana.
Em termos de professores, a situação está estabilizada, com todas as colocações já concretizadas, incluindo “substituições de substituições”, pelo que se espera uma ano tranquilo. Foi essa também a mensagem transmitidas nas receções dos pais e encarregados de educação, que antecederam as receções aos alunos, a 13 de setembro, agradecendo a direção aos coordenadores de escola e professores dos diferentes estabelecimentos do Agrupamento, bem como aos diretores de turma, funcionários e elementos da Associação de Pais e Encarregados de Educação, todo o empenho colocado neste arranque de uma nova etapa.
A autarquia esteve presente em todas as receções, transmitindo informações sobre o funcionamento do JI e 1º ciclo, contando ainda a EB de Aldeia com a presença de Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara e com o pelouro da Educação, para além da GNR-Escola Segura, para destacar este programa de proximidade com a população escolar, isto depois de uma receção pela direção, na EB de Aver-o-Mar, aos pais e encarregados de Educação do 5º ano (receçõoes dos restantes anos feitas pelos diretores de turma) . Aqui, foi explicando, entre outros dados, o processo de obras em curso, que condicionará alguns espaços/ atividades, encontrando-se a intervenção a decorrer a muito bem ritmo, registando-se ainda a conclusão dos trabalhos de beneficiação das escolas de Teso, Aldeia e Fieiro.
As receções dos alunos decorreram a 13 de setembro, com grande normalidade e serenidade, classificação que também poderá ser atribuída ao processo de empréstimo de manuais escolares (MEGA), apesar de uma ou outra situação pontual de reanálise de manuais/ entrega tardia, e ao mecanismo de apoio aos alunos subsidiados, com a atribuição da mesma para material a adquirir na papelaria escolar, também aberta à comunidade.
Previamente aos pais, havia sido promovida uma reunião com todos os funcionários do Agrupamento, a que se seguiu uma reunião geral de professores, a qual contou com a participação de três parceiros: a autarquia, o MAPADI e o Centro de Formação.
Agendada para 0 dia 3 de outibro, pelas 19.30h, na EB de Aver-o-Mar, escola-sede do Agrupamento, está uma Assembleia Geral da Associação de Pais, convocando-se todos os representantes de pais e EE já eleitos para esse encontro.
Alguns registos das receções desta início de ano: