ANTES QUE SEJA TARDE: BOAS FESTAS!

A mensagem de Natal, deste ano, surge uns dias mais cedo que o usual e num formato também diferente. Mas é importante que seja divulgada já, pois amanhã pode ser tarde!

O texto que abaixo se apresenta é um original de Luís Filipe Abreu (Publizende), sendo partilhado com a sua autorização. Corresponde a uma mensagem de Boas Festas recebida na escola, mas que, entendo, merece ser amplificada. Precisa de ser apreendida. Precisa de ser posta em prática. Só assim teremos um verdadeiro Natal.

Por outro lado, o Postal de Natal tem como mote principal um trabalho da aluna Inês Machado Ferreira (9ºE), sendo um dos muitos presépios elaborados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar para este Natal. Também é uma forma de vivermos e sentirmos o Natal, pelo que se impõe uma visita aos trabalhos exposto na escola-sede.

Para a semana apresentaremos, como de hábito, o nosso vídeo de Natal!

 

Antes que seja tarde…

Antes que seja tarde, visita os presépios da tua infância, as igrejas iluminadas das terras onde já foste feliz. Mesmo que “não tenhas lá ninguém”, aparece na feirinha ou no sarau, e faz te parte da festa. Nunca estarás a mais.

Antes que seja tarde, calça umas luvas, põe um creme na cara, um cachecol ao pescoço e por entre as nuvens da tua respiração, aventura-te no frio da noite para ver as decorações dos teus vizinhos, os presépios na rua e, com sorte, as estrelas do céu de inverno.

Antes que seja tarde, faz-te presente naquela ausência que já leva anos, à porta, ao telefone, num postal. Tu és o melhor presente para quem tem memórias e saudades de ti, e todos os dias serão bons dias para receber notícias tuas.

Antes que seja tarde, e os vossos caminhos se voltem a separar, partilha uns momentos com o teu colega de trabalho e aceita-Ihe a vergonha, se for o caso. Como um profissional da vida, semeia calma e confiança em formato de sorrisos e doces.

Antes que seja tarde, faz-te parte ativa das causas em que acreditas, do Amor, da Paz, da Natureza, da Educação, da Solidariedade. Há um tempo certo para passar das palavras aos atos, e esse tempo é o presente.

Antes que seja tarde, não deixes apagar da tua memória os que já partiram, mas que nunca deixaram de fazer parte dos teus dias. Fala-Ihes. Eles vão gostar de ouvir na tua voz falar-Ihes do que tens feito da vida, e vão gostar que os visites mais vezes nas tuas recordações.

Antes que seja tarde, aprende aquele truque de magia para maravilhar consoada dos mais puros, dos mais novos aos menos novos. Uma orelha que dá moedas ou um lenço com vida própria, são acontecimentos mágicos, dignos de dias inesquecíveis e especiais.

Antes que seja tarde, abraça os teus pais e conta-lhes como, silenciosamente, te transformaste no que lhes criticavas. Onde quer que tu e eles estejais, tu serás sempre o seu Natal, um milagre desvendado em vida, um presente tão único como necessário, que se recebe todos os dias.

Quando o dia de Natal chegar, só o será de verdade se estiveres pronto.

Antes que seja tarde, faz com que seja Natal.

                                                                                                                                                                                                                                                             Texto: Luís Filipe Abreu

 

Boas Festas para todos!
Um Santo e Feliz Natal e um Próspero ano de 2025!

Carlos Gomes de Sá | Diretor do AE de Aver-o-Mar 

Maria Helena Costa | Subdiretora do AE de Aver-o-Mar

Emília Quintas e José Carlos Rocha | Adjuntos do Diretor do AE de Aver-o-Mar

Natal de 2024

 

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk