No fecho de mais um ano escolar, é tempo de perspetivarmos, desde já, o início do ano letivo 2022/23, prevendo-se a receção aos alunos a 16 de setembro, 6ª feira. O calendário de reuniões com os pais/EE será oportunamente divulgado, antecedendo esse início de aulas para os alunos.

Em termos de Educação Pré-escolar e 1º ciclo, as manchas horárias não sofrerão qualquer alteração, havendo, ao nível da escola-sede, o regressar ao modelo pré-covid, ou seja, a carga horária será dividida pelos turnos da manhã e da tarde, com 5 tempos em cada, tendo aumentado os tempos de intervalo e sido ajustadas as horas de entrada/ saída dos turnos (no último ano, havia uma concentração em 6 tempos de manhã e 6 de tarde). Esta alteração, permite a recuperação de algumas dinâmicas e projetos, dispondo os alunos de 2º e 3º ciclos de mais tempo para usufruir dos projetos/ atividades da escola, seja ao nível do acesso e frequência da Biblioteca ou dos Clubes, desde o Desporto Escolar às Artes, sem esquecer o de Comunicação, de Saúde e Proteção Civil, de História, a que se juntam novas ações, como seja o de Ciências ou Erasmus, entre outros.

A escola começa, de manhã, um pouco mais tarde (8.20h), terminando a manhã pelas 13.10h, com o retomar das atividades, para o período da tarde, pelas 13.30h.  Este desfasamento facilitará a circulação na zona de escola, entre o fim de um turno e o início de outro, recordando-se, desde já, a necessidade de serem respeitadas as duas zonas de paragem dos autocarros, em frente à escola (toda a área em frente da escola, para o lado direito e esquerdo da portaria é zona reservada em exclusivo aos autocarros, devendo estar desimpedida, bem como a entrada/ saída nesse parque, para que os alunos possam entrar/sair de forma segura e os transportes público manobrar sem qualquer constrangimentos). Com a colaboração, empenho,responsabilidade e exemplo de todos, continuaremos a ter uma escola segura e todos, sem exceção, saímos ganhar!

Em termos de manuais escolares, recorda-se que os livros são entregues na modalidade de empréstimo, no âmbito do programa MEGA, de acordo com as seguintes datas (dados de 01.08.2022): a partir do dia 2 de agosto terá início a emissão de vales relativos aos alunos do 1º ciclo, 8º ano e 11º ano; a partir do dia 9 de agosto terá início a emissão de vales relativos aos alunos dos 5º, 6º, 7º, 9º, 10º e 12º anos e outras ofertas formativas.

O acesso aos vales, a resgatar pelos EE, faz-se no seguinte endereço: MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos

No caso dos manuais usados, a disponibilizar pela escola, esse processo será oportunamente divulgado, pelo  que, quando possuírem o vale, os EE deverão proceder à encomenda dos que aí figurarem como novo. Nas situações em que o Caderno de Atividades for obrigatório, este deverá ser adquirido pelo EE, não sendo o mesmo comparticipado (ver os Cadernos de Atividades obrigatórios na listagem dos manuais adotados). Recorda-se que a lista completa dos manuais escolares  (incluindo Cadermos de Atividades obrigatórios) encontra-se publicada neste site (descer na página, até ao separador manuais, escolhendo o ciclo respetivo): Alunos – Agrupamento de Escolas Aver o Mar (aeaveromar.pt)

Quadro com os horários em vigor, para 2º e 3º ciclos (escola-sede):

Horários 1º ciclo:

Horário Educação Pré-escolar:

Calendário escolar:

Para todos votos de boas férias e retemperante descanso!
Até setembro!

 

 

 

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk