
Os alunos do Clube de Robótica da nossa escola estão a dar passos gigantes na exploração espacial! Este ano, e com enorme orgulho e empenho, já participaram no prestigiado programa Astro Pi Mission Zero, uma iniciativa da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Fundação Raspberry Pi.
O programa Astro Pi Mission Zero oferece aos jovens a oportunidade única de escrever um programa de computador que será executado a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Os nossos alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, trabalharam arduamente para criar um código em Python, que utiliza o sensor de cor e luminosidade do computador Astro Pi, para definir a cor de fundo de uma imagem personalizada. Esta imagem será exibida na matriz LED do Astro Pi, proporcionando um toque de cor e criatividade ao dia-a-dia dos astronautas na ISS.
Sob a orientação dos professores Fátima Morais e António Cunha, os alunos aprenderam sobre programação, sensores e a importância da colaboração em equipa. O projeto não só desenvolveu as suas competências técnicas, mas também fomentou o interesse pela ciência e tecnologia espacial.
A participação no Astro Pi Mission Zero é um marco significativo para o nosso Clube de Robótica e um testemunho do talento e dedicação dos nossos alunos. Estamos extremamente orgulhosos dos seus esforços e ansiosos por ver os resultados do seu trabalho a serem exibidos no espaço!
Parabéns a todos os envolvidos e continuem a mirar as estrelas!