Alunos do 8ºE trabalham a autoconfiança corporal para valorizar a autoestima

Em um esforço para combater os desafios enfrentados pelos adolescentes em relação à autoestima e à autoconfiança corporal, os alunos do 8ºE assumiram um papel ativo ao se tornarem promotores da valorização do corpo e da aceitação pessoal. Assim, no dia 25 de maio, na cantina da escola, o 8ºE distribuiu, em formato de rolinhos de papel um nutriente essencial à alimentação, a autoestima. A sobremesa desse dia consistia na leitura de uma frase motivacional e valorização pessoal. Foi gratificante a reação de alguns alunos. Houve quem exclamasse “Estava mesmo a precisar disto!” e muitos foram os que  aplaudiram a ideia.

Esta iniciativa teve origem no trabalho desenvolvido na Oficina de Desenvolvimento Pessoal. Durante semanas os alunos participaram em workshops práticos onde tiveram a oportunidade de explorar padrões de beleza, a pressão da sociedade face à aparência, a importância do amor-próprio e as maneiras de promover a autoconfiança em relação à aparência física. Houve espaço para partilhar histórias inspiradoras de superação e aceitação pessoal. Os alunos foram encorajados a expressar seus pensamentos, preocupações e opiniões sobre o tema. Essa troca de ideias permitiu que os jovens se sentissem ouvidos e compreendidos, enquanto também aprendiam a valorizar a diversidade de corpos e a importância de não se compararem com os padrões irreais divulgados pela mídia.

A turma achou importante que esta temática ultrapassasse as paredes da sala da ODP.

Esta iniciativa visa ajudar os adolescentes a desenvolverem uma imagem corporal positiva, combatendo os estigmas e os padrões irrealistas frequentemente impostos pela sociedade. Ninguém disse que crescer é fácil, mas a escola pode ajudar!

Turma 8ºE

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk