
O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim, está envolvido num projeto-piloto, disponibilizando a todos os alunos do 8º ano manuais em formato digital.
Partilhamos a informação remetida aos encarregados de educação e alunos implicados neste projeto, destacando-se da informação do Sr Secretário de Estado da Educação os objetivos primordiais da ação:
- Desenvolver as competências digitais dos alunos;
- Desenvolver literacias múltiplas, através da capacidade de comunicação em diferentes modalidades, do desenvolvimento de pensamento computacional e do sentido crítico.
- Promover a exploração de recursos educativos múltiplos, que permitem explorar diferentes interesses e adequar os recursos a necessidades específicas.
- Responder a questões de âmbito geral, como a resposta efetiva à sustentabilidade ambiental e aos problemas de excesso de peso nas mochilas.
“Exmo Sr Encarregado de educação de aluno do 8º ano, do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar,
A emissão de vales para a recolha de manuais escolares obedecia ao seguinte calendário: a partir do dia 3 de agosto, para os alunos dos anos de escolaridade de continuidade:
1º Ciclo: 2º, 3º e 4º anos;
2º Ciclo: 6º ano;
3º Ciclo: 8º e 9º anos;
Secundário: 11º e 12º anos;
A partir do dia 13 de agosto, para os alunos dos anos de escolaridade de início de ciclo:
1º Ciclo: 1º ano;
2º Ciclo: 5º ano;
3º Ciclo: 7º ano;
Secundário: 10º ano
Contudo, foram sendo relatadas situações em que o Agrupamento não aparecia na plataforma, na primeira data indicada, situação que resultou da inibição total das emissões relativas ao Agrupamento de Aver-o-Mar. Tal aconteceu, de facto, enquanto se agilizavam os procedimentos relativos a um projeto-piloto, de âmbito nacional, em que estamos envolvidos e passamos a detalhar.
A situação da emissão dos vales para manuais escolares será, entretanto, retomada, com exceção do 8º ano, uma vez que estes alunos passarão a dispor de manuais escolares digitais!
Acreditamos que esta é uma agradável notícia, daquelas que até gostamos de receber em férias! Acreditamos, ainda, que é o reconhecimento do caminho de sucesso que vimos fazendo e da capacidade que temos tido, em conjunto, para ultrapassar desafios, bem como o reconhecimento da responsabilidade que colocamos nas nossas ações!
Pessoalmente, enquanto diretor deste Agrupamento, vejo o convite que nos foi endereçado pelo Sr Secretário de Estado da Educação, Dr João Costa, como um motivo de orgulho para esta comunidade, como mais um fator de satisfação, sendo certo que não deixará de ser um novo desafio, é verdade! Mas, como sabem, uma vez que também “sois marinheiros nestas viagens”, neste Agrupamento nunca paramos de navegar, nunca baixamos as velas e, sabendo para onde queremos ir, todos os ventos são favoráveis!
Estamos todos, estou certo, de parabéns, na certeza de que este novo desafio, tal como os anteriores, também será vencido e com muito brio!
Em termos concretos, fomos convidados pelo Sr Secretário de Estado da Educação para fazer parte de um grupo piloto de escolas, no país (12), que iniciará a o processo da desmaterialização dos manuais escolares, que se pretende, a partir daqui universal.
Assim, e considerando a renovação de instalações em curso, que ditarão, já em setembro, uma escola renovada , atrativa e funcional, a existência de material e equipamento moderno e desafiante, a par da participação em projetos pioneiros como o MAIA (a única escola do concelho, num leque de 20 no país, que iniciou este projeto de revisão/ monitorização de práticas de avaliação) ou o FAMI (estamos a trabalhar na tradução dos documentos orientadores para inglês, francês e espanhol, a par da conversão, para as mesmas línguas, do programa Inovar Consulta, que terá projeção em todo o país [mais de 55% dos Agrupamentos nacionais usam este programa e poderão aceder ao trabalho que estamos a ultimar], alterações já disponíveis em setembro próximo [ficará a faltar somente a apresentação da APP para avaliação do nível de proficiência linguística dos alunos de PLNM – trabalho em desenvolvimento pelo Agrupamento, após cedência dos materiais-base pela Direção-Geral da Educação, e em articulação com esta], entendemos que deveríamos encetar todos os esforços para aderir ao projeto e continuar a colocar o Agrupamento e o concelho da Póvoa de Varzim na linha da frente da Educação. Assim o entendeu também a Câmara, que se tornou nossa parceira nesta “viagem”.
Tal qual Vasco da GAMA, estamos conscientes dos desafios que temos pela frente, mas a viagem não nos assusta, antes nos dá mais ânimo. A experiência colhida na fase de Ensino à Distância (E@D), assim se espera, vai permitir trazer o melhor desse processo para o ensino presencial, fazendo-se a seleção das melhores tecnologias e dos melhores conteúdos digitais para se trabalhar num ecossistema educativo assumidamente reestruturado, em que coexistirão, nesta fase, o analógico e o digital.
Neste momento, e reunidas que estão as condições necessárias para a sua aplicação, comunicamos em 1ª mão, que esta iniciativa, já avançada, em termos genéricos, como hipótese (então em análise), na última reunião do Conselho Geral (24 de julho), será aplicada em todas as turmas do 8 ano, num universo de 130 alunos! Serão 21 os professores envolvidos.
O processo de desmaterialização dos manuais digitais assenta na atribuição de licenças digitais aos alunos/ professores, que disporão de um conjunto alargado de recursos educativos (manual, caderno de atividades, recursos específicos on-line, recursos do ano, plataformas digitais, entre outras ferramentas de trabalho), suportadas em equipamentos (computadores) que serão entregues aos alunos e professores, na lógica de utilização dos manuais escolares (empréstimo). Nesta primeira fase, serão contemplados os alunos de ASE e docentes, assegurando-se também condições para que alunos sem escalão, e limitados em termos de equipamento informático, possam envolver-se no projeto, até à entrega dos computadores afetos à iniciativa do Ministério (Portugal Digital), numa segunda fase, que se estima para o início do 2º período.
Oportunamente serão dadas mais informações sobre este projeto-piloto, em aplicação em todas as turmas do 8º ano (entendíamos que só avançaríamos se reuníssemos condições para todos os alunos serem envolvidos, pois não assumiríamos a escolha de apenas uma turma/ segregação dos restantes alunos desse ano).
Os restantes anos, em termos de manuais, terão um processo agilizado em linha com os anos anteriores.
Estamos certos de que vamos contar com a colaboração, empenho e profissionalismo de todos vocês!
Agradecemos a vossa colaboração e empenho para a sucesso desta medida, renovando os votos de muita saúde e, se for caso, boas férias.
Nota: comunicação do Sr SEE carta manuais digitaisEE