O Clube de Comunicação e Cidadania e Desenvolvimento da Escola Básica de Aver-o-Mar abriram as portas aos alunos para integrar o júri europeu de cinema juvenil através de uma parceria com a Academia Portuguesa de Cinema e European Film Award desde 2019.
Os alunos, após sessão formativa com a coordenadora do projeto e vice-presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Carla Chambel, desempenham a função de jurados de filmes realizados por jovens dos diversos países que compõem o mapa europeu. Ao longo dos anos o Young Audience Award (YAA) cresceu e está sob o chapéu do European Film Club (EFC), cineclube europeu, criado por jovens que passaram pelo Young Audience Award e continuaram com o desejo de ver, debater, conhecer melhor a riqueza das histórias do cinema europeu, e dos seus autores. Assim, este projeto abrange agora as idades dos 12 aos 19 anos e pretende a capacitação os alunos para a literacia do cinema permitindo que os jovens de todo o continente se reúnam para ver e discutir filmes europeus e partilhar os seus próprios numa lógica de cidadania europeia. Os filmes contam todas as histórias humanas concebíveis, proporcionando uma visão da vida dos outros, das diferentes culturas e do que significa ser europeu
A Academia Portuguesa de Cinema (APC) continua, assim, a abraçar este projeto, de formação de público jovem, de incentivo a que eles tenham o poder de escolher, debater e acrescentar as suas opiniões e inquietações e mais uma vez os nossos alunos participaram.
Para celebrarmos em grande, os nossos alunos de turmas de 8º e 7º anos inscreveram-se em conjunto com jovens, de toda a Europa, para participar em várias iniciativas relacionadas com cinema europeu cumprindo com o programa internacional.
No núcleo original há uma representante portuguesa, a Maria Bacelar, de 18 anos, que fez todo o percurso do YAA, como jurada, repórter, Jury Speaker e a sua paixão por cinema levou-a a Erfurt, na Alemanha, em 2022, para ser apresentadora da cerimónia oficial do YAA, ao lado de Emmerson, colega do Reino Unido. Então, para representar a Póvoa de Varzim foi selecionada a aluna Sara Cortesão, do 7ºD do Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar que de forma corajosa se deslocou-se a Lisboa na companhia dos pais para desempenhar a função de Jury Speaker durante o dia 5 de novembro em conjunto com os seus pares dos outros países à semelhança do ano transato. É com orgulho que agradecemos o compromisso e a entrega da Sara e da sua família no desenvolvimento desta atividade.
Parabéns, Sara!