Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim

Este Agrupamento tem vindo a construir a sua autonomia com passos cada vez mais seguros.

Sobre o agrupamento

A escola é um contexto,

dotada de identidades específicas resultantes do contexto ecológico em que se insere, das especificidades de que se reveste o trabalho nela desenvolvido e das interações que se estabelecem entre os vários atores, internos e externos, que nela interagem.

Efetivamente, o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar tem uma identidade muito própria, determinada pelas inserções contextuais e idiossincrasias dos territórios da sua influência, pelo clima e culturas que se cruzam, entrecruzam, interagem e se constroem no seu interior. A escola é aquilo que as pessoas são.

E esta ESCOLA tem vindo a construir a sua autonomia com passos cada vez mais seguros. Constrói conhecimento sobre si própria (relatórios de autoavaliação), toma decisões, faz opções estratégicas, reflete criticamente sobre os resultados obtidos, corrige rumos e presta contas do seu desempenho. Apresenta os seguintes fatores identitários:

  • “Maior abertura ao exterior e uma imagem social mais reforçada; Maior mobilização dos recursos regionais/locais com resultados positivos na melhoria da qualidade do serviço prestado; Maior valorização dos sucessos dos alunos a nível dos resultados, mas também dos comportamentos e atitudes; Uma relação evolutiva e dinâmica com os seus documentos reguladores, promovendo condições para o seu acompanhamento; Níveis elevados de satisfação expressos por pais, alunos, docentes, e não docentes relativos a vários aspetos: cidadania, sentido de pertença, profissionalismo docente, gestão e funcionamento da escola, aprendizagem ativa / inovação, liderança” ;
  • A seguinte oferta, para além do Ensino Básico e que a distingue das demais: Educação pré-escolar (assiduidade e frequência das crianças são indicadores do interesse da comunidade por esta valência), Cursos de Educação e Formação (direcionado para horticultura, jardinagem e floricultura), turmas Fénix (com reflexos positivos no sucesso educativo dos alunos), clubes (em regime voluntariado e com frequência significativa), serviço de apoio às famílias (prolongamento de horário no pré-escolar e 1º ciclo, satisfazendo necessidades dos pais / EE), Mostra formativa (apresentação de informação sobre oferta educativa nos anos terminais de ciclo), articulação com várias entidades locais, conforme acima referido.

Entende-se que estes fatores identitários devem ser exponenciados, reforçando-se os mecanismos que os suportam, conforme previsto no Projeto Educativo, documento estruturante do Agrupamento, reiterando-se que o mesmo norteia este Plano de Intervenção.

Projeto de requalificação da EB de Aver-o-Mar

Está em fase final de ultimação o projeto de ampliação  e requalificação da EB Básica de Aver-o-Mar.

A Escola, que abriu portas em dezembro de 1985, vai finalmente conhecer a ampliação das suas instalações, especificamente com a construção de um novo bloco, num total de 7 salas de aula e duas salas de apoio, o que permitirá a eliminação, em definitivo, das aulas no pavilhão pré-fabricado, em avançado estado de degradação.

O projeto, em linhas gerais, prevê, ainda, a remodelação da cobertura entre blocos, com a construção de uma nova estrutura desde a portaria até ao novo bloco, que por sua vez se liga ao bloco D; será intervencionado o bloco C, ampliando-se o refeitório e o polivalente, de onde resulta a deslocação, em definitivo, da sala da Unidade para o bloco A, onde foi projetado um espaço de raiz, ao nível do r/c, na atual sala de professores, que será deslocada para o 1º andar.

Todas as instalações sanitárias serão remodeladas, prevendo-se recuperação de pavimentos, instalação de estores exteriores nas janelas em falta, aquecimento e sistema de renovação de ar, entre outras benfeitorias.

As obras devem começar até ao início do ano letivo 2017/18, estendendo-se por dois anos letivos.

Veja o video da requalificação

Órgãos Institucionais

Conheça os órgãos consultivos e de gestão

Quadro de  Excelência e Mérito Escolar

Saiba quem foram os melhores alunos ao longo dos anos

Alunos

Descubra tudo o que precisa de saber para o seu percurso escolar: turmas, horários, Mérito…

Associação de Pais e Encarregados de Educação

Participe de forma activa na vida escolar do seu educando

A Escola Básica de Agro Velho fica situada na freguesia de Aver-o-Mar, albergando o 1º ciclo e a educação pré-escolar. Com uma construção moderna e que tem conhecido obras de beneficiação regulares por parte da autarquia, dispõe de quatro salas de atividades,  cinco salas de aulas, um polivalente, uma biblioteca (faz parte da RBE), uma sala de professores, um 1 refeitório equipado com cozinha e diversas instalações sanitárias (M/F). Para além de possuir arrecadações e um gabinete de apoio, dispõe de um assinalável logradouro exterior, para além de um campo de jogos.

EB/JI de Agro Velho

Paulo Gonçalves

Rua Cidade da Póvoa

4490 043 – Aver-o-Mar

EB de Fieiro

Elsa Quelhas

Rua do Fieiro

4495 226- Aguçadoura

EB de Fieiro

Pertencente à tipologia das escolas centenárias, dispõe de seis salas de aula, instalações sanitárias e duas arrecadações. Apresenta limitações em termos de refeitório, dado o número de alunos da escola, dispondo de um logradouro exterior com campo de jogos, onde se destacam diversas áreas de jogos.

EB/ JI de Aldeia

A Escola Básica de Aldeia fica situada na freguesia de Aguçadoura, albergando o 1º ciclo e a educação pré-escolar. Com um modelo construtivo moderno e funcional, a escola situação em plena zona dunar, dispondo de duas salas de atividades, uma sala para atividades de animação, dois vestiários e inúmeras instalações sanitárias. Contam-se, ainda,  gabinetes para educadoras e professores, arrecadações, quatro salas de aula, acrescida de uma Unidade para Alunos com Espetro de Autismo. Dispõe de um refeitório, equipado com cozinha, um amplo polivalente,  balneários, um espaço de atendimento a pais/encarregados de educação, a que se juntam duas instalações sanitárias adaptadas para pessoas com mobilidade condicionada, vestiários/sanitários de pessoal não docente, dois espaços exteriores com área coberta, onde se situam o campo de jogos e zona de recreio, para além de uma biblioteca, integrante da RBE.        .

EB/JI de Aldeia

Augusta Ferreira

Rua do Loteamento Social Fieiro

4495 044- Aguçadoura

EB/JI Navais

Clarinda Costa

Rua do Espinhal, 103

4495 – 226

EB/ JI de Navais

Depois de alguns anos a funcionar em espaço distinto, e EB de Navais, situada na freguesia com o mesmo nome, alberga a educação pré-escolar e o 1º ciclo. No tal, o edifício dispõe de uma Sala de atividades (JI), três salas de aulas, uma sala de professores, uma 1 cozinha, polivalente, também utilizado como refeitório, balneários e instalações sanitárias (M/F). Em termos exteriores, destaca-se um logradouro e um pequeno alpendre.

EB de Barros

Situada na freguesia da Estela, esta Escola tem ocupadas, das suas seis salas, apenas duas. Dispõe de instalações sanitárias de alunos e  espaços de arrecadação de material de limpeza, funcionando, numa das salas, o arquivo da escola-sede. Dispõe, ainda, de um logradouro com campo de jogos e 2 alpendres.

Relativamente próximo situa-se uma sala do JI de Barros, anexos ao espaço da Junta de Freguesia, aqui existindo uma sala de atividades,  instalações sanitárias, uma cozinha e um gabinete de educadores, para além de um logradouro, onde foram instalados equipamentos de apoio.

EB Barros

Cristina Pinto

Rua de S. Tomé, 123

4570 234- Estela

EB/JI Teso

Carina Monte

Rua Sra. do Ó

4570 231 – Estela

EB/ JI de Teso

De tipologia moderna e construção recente, esta escola alberga a educação pré-escolar e 1º ciclo, dispondo de duas salas de atividades (JI), quatro salas de aulas (uma para as AEC), uma sala de atividades de animação; diversas instalações sanitárias; um amplo polivalente, uma cozinha e refeitório anexo. De notar, ainda, a existência de uma sala de docentes, vestiários, uma sala de reuniões, um sanitário adaptado para  pessoas com deficiência (M/F) e um logradouro com campo de jogos e 1 espaço de recreio coberto, a que se junta uma biblioteca integrante da RBE.

EB de Refojos

Situada na freguesia de Aver-o-Mar, este espaço é o mais recente do Agrupamento, isto depois da requalificação sofrida em 2010, após alguns anos fechada, em que a população escolar se dividia entre as escolas de Agro Velho e Aldeia Nova (já encerrada).

O edifício dispõe de dois módulos, interligados, um do tempo da ditadura, albergando duas salas de aula e dois espaços de atendimento, acrescido de uma cozinha, espaço polivalente, em ligação com uma construção moderna com quatro salas de aula, uma biblioteca e sala de informática. No exterior há um logradouro com campo de jogos.

EB Refojos

Isabel Nascimento

Rua Gomes de Amorim

4490 091 – Aver-o-Mar

EB Aver-O-Mar

Carlos Gomes de Sá

Rua José Moreira Amorim, nº 956

4490 099- Aver-o-Mar

EB Aver-o-Mar

A escola-sede do Agrupamento situa-se na freguesia de Aver-o-Mar e alberga o 2º e 3º ciclos, num total de 30 salas de aula, distribuídas por 5 pavilhões, entre eles um pré-fabricado. Dispõe de três gabinetes para atendimento aos E.E, uma sala de professores; um gabinete para a direção e serviços administrativos, relevante ainda instalações específicas: informática, ciências, química e biblioteca. Dispõe de serviços de papelaria e reprografia, bufete para alunos e professores, cozinha e refeitório, espaço polivalente e uma biblioteca. O pavilhão desportivo está ao serviço da comunidade, após o período letivo, dispondo de sanitários em todos os pavilhões (M/F) e um sanitário adaptado para pessoas com deficiência, acrescido, desde 2010, de uma sala (Unidade) para alunos com espetro de autismo. Dispõe de uma ampla área envolvente, com campo de jogos, área ajardinadas, um circuito integrante do projeto Escola de Referência para a Educação Rodoviária, uma pista de BTT e uma estufa.