
Para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental em 10 de outubro, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) organizou atividades para turmas do 1.º ao 3.º ciclo e uma sessão para encarregados de educação. O objetivo foi sensibilizar a comunidade educativa sobre a importância da saúde mental, promovendo diálogo e informação com alunos e pais.
Os alunos participaram em sessões sobre emoções e bem-estar emocional, onde esclareceram mitos sobre saúde mental e aprenderam sobre autoestima e gestão do estresse. Psicólogos e professores usaram dinâmicas interativas para promover autoconhecimento e autogestão, ajudando os jovens a identificar e expressar sentimentos de maneira saudável em um ambiente seguro.
A saúde mental, segundo a OMS, é um estado de bem-estar que permite lidar com o stress, ser produtivo e contribuir para a comunidade, além de adaptar-se a situações do dia a dia. A Associação de Psicologia Americana enfatiza que pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interligados e afetam o bem-estar individual.
O SPO organizou um encontro com encarregados de educação para discutir o desenvolvimento emocional e social dos jovens. A sessão abordou a saúde mental e seu impacto no desempenho escolar, permitindo que os pais
esclarecessem dúvidas, debatendo estratégias de apoio emocional e a importância de sua participação no desenvolvimento saudável dos alunos.
As atividades destacam a importância das escolas na promoção da saúde mental, conforme a Lei de Bases do Sistema Educativo. O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) envolve turmas e familiares, enfatizando uma abordagem comunitária e holística que favorece um ambiente positivo para o desenvolvimento dos jovens.