
Pela primeira vez, o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar participou no evento “Science is Wonderful!”, promovido pela Comissão Europeia, numa atividade que foi dinamizada pelas professoras Isabel Pessoa e Fátima Cunha.
O principal objetivo deste evento era levar o mundo da ciência às escolas básicas e secundárias de toda a Europa. Esta iniciativa promove encontros entre cientistas de todas as áreas com professores e alunos, com o propósito de lhes dar a conhecer o mundo mágico da investigação e despertar, neles, o interesse pela ciência. O evento decorreu de 10 a 26 de novembro.
No dia 10 de novembro, as professoras dinamizadoras assistiram, online, em direto, à cerimónia inaugural do “Science is Wonderful!”. O discurso de abertura e lançamento oficial foi feito, de forma entusiástica, pela Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.
Durante os dezasseis dias do evento, foram levados a cabo diversos workshops que contaram com a participação de vários oradores, incluindo cientistas, professores e decisores políticos brilhantes. Para além disso, foram disponibilizados recursos, jogos e vídeos para o ensino, os quais foram preparados pelos cientistas para poderem ser usados com os alunos durante o ano letivo.
As professoras dinamizadoras da atividade na Escola conseguiram agendar, de acordo com a disponibilidade dos cientistas, workshops com cinco turmas (7ºA, 8ºC, 8ºE, 9ºA e 9ºB), com os investigadores, Dr. Cláudio Costa, Dra. Daniela Freitas e Prof. Dr. Amos Fumagalli.
No dia 25 de novembro, a turma do 7.ºA assistiu ao workshop com o cientista Dr. Cláudio Costa, que desenvolve, atualmente, o seu trabalho de investigação na Bélgica. Este fez, inicialmente, uma breve apresentação do seu trabalho, enquanto investigador, e explicou o método científico, de forma a convencer os alunos de que a ciência é importante e confiável, usando, para o efeito, a sua investigação sobre a permeação de peróxido de hidrogénio através da membrana peroxissomal. No final, os alunos tiveram a oportunidade de colocar várias questões ao investigador, um momento que ficará marcado nas suas memórias.
No dia 26 de novembro, as turmas do 8ºC, 8ºE e 9ºB assistiram, com um misto de entusiasmo e curiosidade, ao workshop da Investigadora Dra. Daniela Freitas, que desenvolve o seu trabalho na Irlanda. Neste workshop, a cientista, investigadora da área da nutrição e com projetos na área da digestão, falou da importância da alimentação e dos hábitos de vida saudáveis, bem como das principais etapas da digestão. Para o demonstrar, foi realizada uma atividade experimental, reproduzida em sala de aula, com cereais de pequeno-almoço, ricos em ferro, o que fez redobrar o interesse dos alunos.
No dia 26 de novembro, a turma do 9.º A participou no workshop do cientista, Prof. Dr. Amos Fumagalli, um reputado investigador na área da neurociência que está a desenvolver o seu trabalho na Itália, no qual os alunos tiveram a oportunidade de interagir em inglês.
O referido cientista encontra-se, presentemente, a desenvolver um projeto que estuda a conectividade do cérebro. Por isso, desafiou os alunos a imaginarem o seu cérebro como um quebra-cabeças, composto por biliões de peças, que, por vezes, não encaixam e originam distúrbios cerebrais. Tal fenómeno está a ser objeto de investigação pela equipa de trabalho do investigador, com o propósito de tentar averiguar as causas e estudar a hipótese de reverter os distúrbios ocorridos.
Durante o decurso da iniciativa, foi notório o elevado interesse manifestado pelos alunos, os quais participaram ativamente nas atividades levadas a cabo, nomeadamente pela pertinência das questões colocadas, fazendo, assim, jus à paixão que nutrem pela área do cientista.
“Science is Wonderful” é, sem dúvida, uma iniciativa empolgante tanto para os professores como para os alunos. A singularidade de uma experiência científica com um cientista de qualquer área, gratuita e acessível a todos, em direto e online, constituiu, na verdade, uma oportunidade incrível de fomentar o gosto pela ciência. Por isso, como dinamizadoras deste evento na escola, congratulamo-nos com os momentos vivenciados, quer com os cientistas (que primaram pela simplicidade, afabilidade e disponibilidade), quer com os nossos alunos (que evidenciaram interesse, empatia, motivação, curiosidade e responsabilidade), em prol de uma causa tão valiosa para a Humanidade… o Mundo Extraordinário da Ciência.