AGRUPAMENTO DE AVER-O-MAR SUBSCREVE A CARTA PARA A DIVERSIDADE

By 5 Dezembro, 2022Destaques

Depois de, no ano letivo anterior, ter subscrito a Carta da Diversidade, o Agrupamento de Escolas de Aver-o-mar está a trabalhar, neste momento, num guião relativo ao tratamento do tema igualdade de género, no 1º ciclo, a apresentar nas Jornadas da Diversidade – Igualdade de Género.

O Agrupamento de Aver-o-Mar, juntamente com o Município da Póvoa de Varzim, representam este conselho nesta Carta para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia, sendo um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade.

Uma Carta para a Diversidade consiste num documento curto assinado de forma voluntária por empregadores de vários setores (público, privado com e sem fins lucrativos). Descreve medidas concretas que podem ser tomadas para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião.

A Carta tem como princípio a Diversidade, entendida como o reconhecimento, o respeito e a valorização da(s) diferença(s) entre as pessoas, incluindo particularmente as diferenças relativas ao sexo, identidade de género, orientação sexual, etnia, religião, credo, território de origem, cultura, língua, nacionalidade, naturalidade, ascendência, idade, orientação política, ideológica ou social, estado civil, situação familiar, situação económica, estado de saúde, deficiência, estilo pessoal e formação.

Pretende-se que as políticas de diversidade desenvolvidas no seio de uma organização reconheçam, compreendam e valorizem que o que nos une e o que nos diferencia como potencial fonte de inovação, resolução de problemas, foco no cliente, criatividade e envolvimento dos/as colaboradores/as. As organizações signatárias desta Carta assumem a Diversidade como um imperativo ético, traduzindo-se num princípio basilar e orientador da sua atuação interna e externa, fazendo parte dos seus valores e da sua identidade institucional.

Carta para Diversidade | APPDI – Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão

A Carta Portuguesa para a Diversidade é gerida pela  Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), entidade que também coordena o Programa Engenheiras Por Um Dia (iniciativa do Governo que pretende sensibilizar para as opções de carreira STEM para alunas até aos 18 anos) e o Projeto Divers@s e Ativ@s: Promoção da Diversidade e Não Discriminação no Âmbito Profissional (que promove a diversidade e a tolerância, combatendo a discriminação no trabalho com profissionais de recursos humanos e profissionais de inclusão laboral), iniciativas nas quais este Agrupamento está envolvido.

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk