Agrupamento de Aver-o-Mar presente na Iniciativa “Engenheiras por um dia” – 6ª edição

No âmbito do Dia Internacional das Raparigas, que se assinalou no dia 12 de outubro, e integrado na 6ª edição do “Engenheiras por um dia”, que decorreu no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar esteve representado num dos painéis, num vasto programa, que integrou 162 entidades participantes – 55 escolas/agrupamentos de escolas, 19 instituições de ensino superior e 88 empresas, associações e municípios
A iniciativa visa promover, junto das estudantes dos ensinos básico e secundário, a opção pelas engenharias e tecnologias, desconstruindo a ideia de que estes são domínios masculinos e assim combatendo os estereótipos que ainda hoje condicionam as suas escolhas educativas e de carreira.
Para assinalar o dia, o “Engenheiras por um dia” organizou, em parceria com o Programa INCoDe.2030, o evento «Shaping the Digital Future: Dia Internacional das Raparigas», dedicado à partilha de práticas inspiradoras por parte de diversas organizações e da comunidade educativa no que diz respeito à igualdade de género e ao combate à segregação das profissões em razão do género.
Este programa é coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo INCoDe.2030, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros.
Promovido pelo Governo, o programa está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual, e desde a sua criação, em 2017, já alcançou 12 554 jovens do 3º ciclo e do ensino secundário, através de atividades práticas, sessões de role model e mentoria, tendo sido o Agrupamento de Aver-o-Mar convidado para o painel “Escolas enquanto agentes de mudança pela igualdade de género”.
Carlos Gomes de Sá, na qualidade de diretor, e participando na sessão online, tal como Luís Gonçalves, do Agrupamento Infante D. Pedro, esteve á conversa com Ana Baila, do Agrupamento de Tondela, e Simone Siebra, da Woman in TEC, debate com moderação de Helena Ferro Gouveia.
Apresentando práticas no que diz respeito à igualdade de género e ao combate à segregação das profissões em razão do género, o diretor do Agrupamento de Aver-o-Mar referiu o projeto de Cidadania e Desenvolvimento vigente, onde a temática da igualdade de género é matéria de destaque, a par de outras, todas tratadas de forma transversal, pois há um trabalho de eliminação de preconceitos e estereótipos que começa na Educação Pré-escolar e tem a sala de aula como espaço plural e de respeito. Cruzam-se atividades que promovem a não discriminação de géneros, como sejam os clubes, as equipas mistas, os Erasmus, bem como o projeto de Cidadania associado às Forças Armadas, que permitiu trazer à escola antigas alunas, hoje militares de carreira: Aspirante Eduarda Costa (2022) e Capitão Margarida Silva (2021), sem esquecer a mentoria entre alunos.  Destacamos ainda, neste âmbito e associada à orientação vocacional, a visita feita por alunos do Agrupamento (maioritariamente raparigas), no ano letivo anterior, à empresa CCR Construções, onde foi possível ver como a área da construção também é para as mulheres! Foi destacado, ainda, o projeto Aver-o-Mundo, no tocante à inclusão, interculturalidade e combate à xenofobia e preconceito.

Terminada a sessão, recebemos os ecos a organização, que partilhamos:

“Está lançada a 6ª edição do Programa Engenheiras Por Um Dia e o nosso feedback não podia ser melhor! (…)

Um agradecimento muito especial à Helena, que aceitou este desafio em tempo recorde e no meio de uma agenda tão preenchida, mas que desempenhou o papel de moderadora na perfeição.

Agradecer também aos professores CarlosLuís e Ana por tão gentilmente partilharem connosco as suas inquietações e o trabalho que têm vindo a fazer para transformar as futuras gerações.(…)

É agora tempo de começar o agendamento de atividades com as escolas para que este seja mais um ano letivo de muita engenharia e tecnologia 😊”

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk