
O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar viu aprovadas as duas candidaturas feitas ao Clube de Ciência Viva na Escola, tendo ambos os projetos, na fase de audiência prévia, sido contemplados com a verba da candidatura, próximo dos 10000€/ cada (com iva). Este projeto conta, em ambos os casos, com o envolvimento da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
O primeiro Clube de Ciência Viva a merecer aprovação, vocacionado para a Programação e Robótica, envolverá as seis escolas do 1º ciclo, fixando as instalações do Clube numa destas escolas, na EB / JI de Agro Velho, e as restantes funcionarão como laboratórios-satélite (Escolas de Refojos, Navais, Aldeia, Teso e Fieiro). Desta forma, todas as turmas do 1º ciclo, num total de vinte e quatro, serão envolvidas, otimizando uma das atuais ofertas de AEC, “programação brilhante”.
Em termos de funcionamento, o Clube da EB /JI de Agro Velho será frequentado por dois alunos do 3º ano e um do 4º ano, de cada uma das seis escolas, num total de dezoito alunos, doze do 3º ano e seis alunos do 4º ano. Neste espaço serão operacionalizados os workshops desenvolvidos por entidades certificadas na área (Academia de Robótica); estes alunos terão uma função de mentoria, aportando conhecimentos para os laboratórios satélite que funcionam nas restantes escolas como mencionado.
Em termos de operacionalização pretende-se o desenvolvimento de atividades de programação e introdução à robótica, promovendo o pensamento computacional, a programação em Scratch, o uso de placas micro:bit e robots Clementoni. A metodologia a privilegiar será a de projeto (Project Based Learning) e o trabalho de equipa.
Paralelamente, realizar-se-ão visitas de estudo tirando-se partido das parcerias estabelecidas (Galeria de Biodiversidade – CCV/MHNC, Universidade do Porto, Centro Ciência Viva de Vila do Conde, Câmara Municipal de Póvoa de Varzim e Escola Superior de Educação de Viana do Castelo), bem como, pesquisas no âmbito da robótica, lançamento de desafios às equipas e momentos de partilha de conhecimentos e trabalhos abertos à comunidade.
O segundo projeto, com a designação “Clube de Ciência Viva – Ciência para Todos” irá articular entre os diferentes níveis de ensino e os grupos disciplinares da Escola Básica de Aver-o-Mar de Ciências Naturais, Físico-Química, TIC, e o Clube de Comunicação; programas Eco-escolas e Escola Azul; e as entidades parceiras do projeto (Galeria da Biodiversidade – CCV/UP e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, abrindo a escola à comunidade. A metodologia a ser implementada irá privilegiar a
pesquisa, a exploração e a descoberta de soluções para novas situações. Tem como pontos de interesse a estimulação da criatividade, do pensamento, do diálogo, assim como promover a transformação de ideias pré-concebidas para que, em conjunto, se alcancem soluções. Privilegiar-se-á o trabalho prático e experimental, a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo (formal e não formal entre ciclos de escolaridade, disciplinas, escolas e parceiros) gerando lógicas organizativas mais flexíveis e fomentando a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas e a abertura da Escola à comunidade.