
O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar viu um dos seus dois projetos apresentado à RBE 2018, Candidatura 2018: Leituras… com a biblioteca, ser distinguido, a nível nacional, num total de 16 escolas aprovadas, beneficiando de um apoio de 3000 euros para a sua implementação, no caso para aquisição de tablets afetos, sobretudo ao trabalho no 1º ciclo.
Este projeto “Vamos ler para aprender” enquadra-se num projeto mais amplo, “Construindo Leitores”, que a BE tem vindo a implementar cuja finalidade se prende com o conceito de “Leitor Total” e que se operacionaliza a partir de vários subprojectos: “Aler+-os-Livros” (leitura orientada em sala de aula, com packs de obras literárias); “Leitura recreativa” (empréstimo domiciliário); “Ler para recolher informação / projeto literacia” (com utilização de modelos de pesquisa); “Ler textos instrucionais” (tais como: receitas, manuais de instruções, regras de jogos, regulamentos… textos que fazem parte do quotidiano dos nossos alunos; “Ler textos funcionais” (textos que circulam nas diferentes esferas da sociedade, designadamente, horários, bilhetes, programas televisivos, convites, anedotas, avisos, rótulos, provérbios, emails, textos não verbais (logomarcas, placas…), slogans, entre outros; “Leituras de apoio ao currículo” (obras de referência e de apoio a projetos); “Participação nas iniciativas da BE” (sessões de leitura, concursos diversos, desafios, oficinas de leitura, escrita e oralidade).
Para o projeto o Agrupamento vai adquirir 13 tablets para o trabalho de pares, tendo em conta que as turmas no primeiro ciclo podem ser constituídas por 26 alunos, prevendo-se que os tablets rodem de turma para turma, pelas diferentes escolas, na razão de uma turma por mês.
As tarefas, cujo teor mais tarde revelaremos, são executadas, ao longo de dois anos, em diferentes momentos, ora nas aulas de português, ora nas aulas de Estudo do Meio, ora na BE. O professor bibliotecário, numa lógica de dinâmicas de coadjuvação, e atendendo às orientações do “Referencial Aprender com a BE”, colabora nas dinâmicas de exploração dos textos literários e na orientação / supervisão dos alunos aquando da execução das tarefas e pesquisas diversas e nas Oficinas de Escrita.
O projeto, sob coordenação da professora bibliotecária Zulmira Lima, responsável pela elaboração da proposta, tem cariz multidisciplinar, envolvendo, desde já, as docentes Carina Monte e Clarinda Costa.
Excerto da comunicação hoje recebida:
Assunto: Programa Rede de Bibliotecas Escolares
Data: 26 de fevereiro de 2017
N/ Referência: Candidatura 2018: Leituras… com a biblioteca
Exmo. Sr. Diretor
Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar
Dr. Carlos Gomes de Sá
O domínio da articulação curricular e a dinâmica de colocação da biblioteca escolar ao serviço dos curricula assumem atualmente, no quadro de atuação da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e nos planos de atividades dos serviços de biblioteca em que se fundamenta a sua intervenção, um destacado protagonismo, que não é mais do que o reconhecimento do lugar que à biblioteca cabe na construção dos diferentes saberes e da função insubstituível que os recursos e práticas que a biblioteca promove têm na aquisição das diferentes literacias.
Com o propósito de consolidar e reforçar os instrumentos de ligação da biblioteca à sala de aula, foi criada a candidatura Leituras…. com a biblioteca para apoiar a criação e desenvolvimento de programas de leitura, a implementar em contexto letivo, que potenciem a ocorrência de momentos e atividades em que a leitura feita em aula, para além de proporcionar o prazer imediato da descoberta e da fruição, funcione como instrumento de aprendizagem.
Em 2018, no universo das candidaturas apresentadas a esta modalidade, foram selecionados, a nível nacional, dezasseis projetos, nos quais se inclui o vosso, que beneficiará de um apoio financeiro, constante no quadro em anexo.
A verba atribuída transitará diretamente para o orçamento do agrupamento/ escola e, logo que o Instituto de Gestão Financeira da Educação, I.P. a disponibilize, deverá ser executada, de acordo com os procedimentos administrativos, até ao final do corrente ano económico. O professor bibliotecário, em articulação com a direção, deverá preencher e submeter, até 20 de abril, a Proposta de aquisição disponível no Sistema de informação RBE (Candidaturas). Após a conclusão dos procedimentos de aquisição, deverão, ainda, ser submetidos, entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, os comprovativos de aquisição de bens.
(…)
Candidatura 2018
As bibliotecas são estruturas nucleares na escola, dotadas de recursos, serviços e tecnologias, capazes de contribuir para o enriquecimento do currículo e das práticas docentes. São espaços onde se lê, se tem acesso a todo o tipo de documentos, se pesquisa, se usa informação e se exploram ambientes, recursos e técnicas de aprendizagem diversificados.
(Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico: 2014-2020)