Acesso programas Inovar

Depois de algumas dificuldades de acesso aos programas Inovar , especificamente ao Inovar Consulta, informa-se que a situação se encontra totalmente regularizada.

Assim, quer o acesso à página do Agrupamento (https://ebaveromar.com/), quer o acesso aos programas Inovar, feito dentro desta ou externamente, é feito em ambiente seguro (https), como já vinha acontecendo, o que também acontece no acesso ao Portal SIGE/ MicroIo.

Inovar Consulta:

https://inovar.ebaveromar.com/inovarconsulta/app/index.html#/login

Sige:
https://averomar.unicard.pt:8080/

O que é HTTPS e qual a diferença para o protocolo HTTP?

O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) é o protocolo de comunicação standard utilizado para a troca de hipertexto que utiliza hiperlinks, ou seja, é a base para a comunicação de dados da world wide web. O Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS) é uma implementação deste mesmo protocolo sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS e permite a transmissão de dados numa conexão criptografada através de certificados digitais.

As URL’s HTTPS iniciam com htpps:// e – por norma – fazem uso da porta de comunicação 443 em vez da tradicional 80 como o protocolo HTTP que inicia com htpp://. A diferença nos protocolos, conforme mencionado no ponto anterior, assenta na segurança. O protocolo HTTP é bastante mais vulnerável e sujeito a vários tipos possíveis de hacking, tais como “man-in-the-middle” e “eavesdropping”.

O protocolo HTTPS criptografa a ligação através de um certificado digital SSL, utilizando o HTTP sobre SSL (Secure Sockets Layer) permitindo uma ligação segura entre cliente e servidor.
SSL significa Secure Sockets Layer e é um sistema de certificado digital que faz uso de duas chaves para criptografar os dados entre cliente e servidor. Este certificado garante ao visitante que o site a que está aceder é seguro – protocolo HTTPS – e que os seus dados estão protegidos. Todos os sites com certificado digital apresentam um ícone de um cadeado junto do endereço, comprovando a segurança e identidade do site aos visitantes.

Fonte: https://www.growunder.com/pt/blog/dicas/128-o-que-e-https-como-funciona-e-quais-as-vantagens

 

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Help-Desk