
Terminou hoje, em Vila do Conde, a segunda fase de formação dos líderes Ubuntu, processo no qual o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar está envolvido com seis elementos.
Depois de dois dias de formação teórica, os elementos envolvidos, no caso Carlos Sá (diretor), Olga Carvalho (diretora de turma e coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento), Isabel Pessoa (diretora de turma e professora tutora), Célia Moura (diretora de turma), Susete Araújo (psicóloga) e Andreia Teixeira (assistente social) estiveram 2ª e 3ª feira em sessões de formação prática, aplicando o método Ubuntu, em dinâmicas conduzidas por elementos da Academia Ubuntu. Esta formação visa a sua capacitação para a realização, no 2º período, das semanas Ubuntu, iniciativa que implicará três turmas de 8º ano, já selecionadas, sendo conduzida pelos elementos agora formados e por elementos da Academia.
Este projeto, em termos locais, está a ser aplicado, para além do Agrupamento de Aver-o-Mar, também no AE Cego de Maio, ES Eça de Queirós e AE Frei João, Vila do Conde, onde decorreu a formação.
A palavra “UBUNTU” é uma combinação de dois termos: “Ntu”, que significa pessoa e “Ubu”, que significa tornar-se.
O método Ubuntu leva-nos ao desenvolvimento de cinco competências chave, centrais do desenvolvimento humano: tornar-se pessoa. A primeira etapa foca-se nas competências pessoais [ Autoconhecimento, Autoconfiança e Resiliência ] e a segunda , the segunda, reforça competências sociais e relacionais [ Empatia e Serviço ].
Pode saber mais sobre este projeto em: Academia de Líderes Ubuntu (academialideresubuntu.org)