25.11.2022 | LH1177 – Porto.Frankfurt.Vilnius | Eastern European Time (EET) | UTC +2

25.11.2022 | LH1177 – Porto.Frankfurt.Vilnius | Eastern European Time (EET) | UTC +2

Assim começou esta aventura, a segunda mobilidade de alunos do Clube Erasmus+, projeto From Tradition to Innovation, sob a organização e responsabilidade das professoras Conceição Costa, Marta Antunes e Paula Santos.

Em primeiro lugar, tenho a dizer que esta experiência foi incrível e que me sinto uma sortuda por ter tido a oportunidade de viver algo tão único e especial.

Foi uma semana cheia de aventuras, aprendizagens, risadas, passeios e momentos de partilha. Também vivi momentos de superação que me puseram à prova e me fizeram crescer e evoluir. Foram dias de muita emoção e divertimento.

Este tipo de projetos é muito bom para melhorar o inglês porque nos obriga a comunicar de forma automática e atualmente, saber comunicar em inglês é muito importante. Também é um projeto ótimo para conhecermos pessoas novas, fazermos amigos e sairmos da nossa zona de conforto.

Ter entrado no projeto ERASMUS + foi a melhor decisão que poderia ter tomado e não me arrependo nada, aliás, só tenho a agradecer pela oportunidade e por todas as experiências únicas que vivi.

Na minha opinião, toda a gente que tenha a oportunidade de entrar no projeto, deve fazê-lo, vale mesmo muito a pena!

 E quanto à viagem, vou descrevê-la numa só palavra, INESQUECÍVEL!  (Catarina)

Na minha opinião, o projeto “Erasmus”, é muito vantajoso na vida de qualquer estudante.

Este projeto mostra que a união faz a força de um grupo. Além disso, aqui sabemos que, por muitos obstáculos que possam surgir, iremos ter sempre um grupo que fará de tudo para que todos estejam bem e felizes.

Nas mobilidades a novos países, estamos a viver novas experiências, a conhecermo-nos a nós mesmos, a conhecer novas culturas, o que é incrível pois, viajar é uma excelente forma de aprendizagem, estamos a conhecer novas pessoas que, tal como todos nós, têm muito para ensinar e, só o facto de sairmos da nossa zona de conforto, perto de quem amamos, já é uma grande aprendizagem. Como diz o ditado popular “Quem não arrisca não petisca!”

Por último, mas não menos importante, aprendemos e praticamos o INGLÊS.

Com isto, posso concluir que, uma das oportunidades na vida de um estudante é a participação no projeto Erasmus +. Sinto me uma pessoa com mais aprendizagens, esta semana foi incrível e nunca a irei esquecer. (Beatriz)

Das palavras da Beatriz percebemos bem a inquietação em participar, mas também o empenho, entusiasmo e reconhecimento da importância da iniciativa para a sua formação pessoal.

É com agrado, enquanto coordenadora do projeto, que leio estes comentários e que reflito sobre as suas palavras, acreditando na sinceridade da partilha.

A semana cumpriu indubitavelmente os objetivos delineados: partilha de saberes e experiências, colaboração e comunicação em todos os momentos, trabalho de equipa, amizade, cultura, o despertar para uma cidadania europeia, conhecimento… enfim, crescimento e valorização pessoal!!

O país hospedeiro, por esses dias coberto de um magnífico manto branco que nos deixou deliciados, ofereceu um programa muito rico, de cariz prático e inovador, cumprindo o previsto no projeto e ancorando saberes que nos propusemos trabalhar quando o delineamos. Organizou um conjunto de workshops relacionados com “old crafts”, como o trabalhar o vime, o barro, o cabedal, lã, madeira, pintura, e, até, como fazer uma boneca de trapos à luz das brincadeiras do século XVII.

Por oposição, visitámos um centro de investigação do Ministério da Agricultura e Florestas – centro de inovação cientifica na produção sustentável – e verificamos como processam alimentos saudáveis e outros produtos criados a partir de restos de alimentos, como chupetas antibacterianas – em processo de certificação – e emplastros para diminuir o desconforto de pessoas acamadas.

… quero dizer que o Erasmus é algo que todos os estudantes deviam experimentar pelo menos 1 vez na vida escolar, por ser algo que melhora o nosso inglês (muito importante atualmente). O Erasmus é um projeto onde nos divertimos muito, mas acima de tudo obtemos conhecimento e autonomia. Fazer amigos novos, partilhar a nossa cultura, aprender sobre a dos outros e conhecer novos países … mas é preciso ter a consciência que este projeto requer muita responsabilidade e sobretudo muita coragem. Sobre a cidade de Vilnius: gostei muito de a conhecer, sobretudo porque cada canto tinha algo curioso e bonito para descobrir. Nesta mobilidade fizemos várias atividades e workshops que sempre integraram bem os participantes do projeto e acima de tudo nos ajudaram a aprender as suas tradições e costumes. A gastronomia tradicional foi algo que achei bastante diferente da do meu país e o meu prato favorito foi “crispy chicken”. Na escola (Labunava), fizemos um tour por todo o edifício e descobrimos novos métodos de ensino. A vila de Labunava era muito aconchegante e bonita.

Por fim, recomendo a todos que a experimentarem participar num projeto Erasmus! (Margarida)

Sobre a gastronomia … foi deveras um desafio delicioso! Pratos de peixe e carne com molhos agridoce, saboreamos cozinhados tradicionais, como filetes de bacalhau fresco, gnochi e doces típicos. A dança e a música tradicionais acompanharam o jantar de despedida, originando momentos de alegria e convívio entre todos os parceiros do projeto.

Na minha opinião esta viagem foi espetacular e adorei todos os momentos. Aconselho todos os estudantes a participarem… podem conhecer novas culturas, tradições, costumes, gastronomia e, especialmente, praticar o inglês, que cada vez mais tem influência na sociedade! Esta semana foi totalmente diferente do comum, cheia de aventuras gastronómicas, sociais e até pessoais.

 Adorei conhecer novas pessoas que vão ficar no meu coração para sempre e também rever amigos. Espero ter outras oportunidades como esta, pois a partir de agora não recusarei nenhuma experiência assim. (Joana)

Acredito que entrar no projeto Erasmus tenha sido uma das melhores escolhas que já fiz, apesar de todo o medo e ansiedade que passamos, a experiência é incrível e compensa completamente. Com o Erasmus não só me pude divertir e ter bons momentos de gargalhada, como também amadurecer, tornar-me mais independente, dar mais valor às pessoas e até mesmo conhecer-me mais a mim própria.

No Erasmus pude conhecer pessoas incríveis e que realmente me marcaram, pessoas que mesmo um dia mais tarde, não havendo mais contacto, irei sempre recordar com afeto e admiração. Além de ser uma experiência bastante inovadora e divertida, através do Erasmus conseguimos viajar para outro país, conhecer novas culturas e fazer amizades para a vida toda.

Em resumo, tenho a dizer que entrar no Projeto ERASMUS+ foi uma das melhores escolhas que podia ter feito e que a experiência ficará sempre marcada no meu coração. (Letícia)

Enquanto professoras dinamizadoras do projeto, não podemos ficar indiferentes às palavras de agrado que se repetem em todos os comentários das alunas participantes. Foi uma semana repleta de novidades, uma semana de encontros, reencontros e encantos, uma semana que nos permitiu partilhar experiências novas, mas também promover laços que irão certamente perdurar no tempo… as tecnologias, neste caso, serão um precioso instrumento de contacto e aproximação.

No aeroporto e depois na escola, olhares saudosos e curiosos esperavam por nós e por elas. As primeiras aulas foram de disseminação desta aventura. E a NEVE!? Essa será uma das recordações da Lituânia que visitámos em 2022 e de onde partimos com -11 graus atmosféricos e um coração bem quentinho pelo carinho e dedicação com que nos brindaram os nossos anfitriões mas também os alunos e professores dos demais países parceiros!!

Marta Antunes

Carlos Gomes de Sá

Author Carlos Gomes de Sá

More posts by Carlos Gomes de Sá

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk