
No dia 1 de maio celebramos o Dia do Trabalhador, este ano necessariamente comemorado de forma diferente, mas com um significado acrescido num momento tão difícil para muitos dos trabalhadores pelo mundo inteiro!
Este dia é comemorado em muitos países do mundo. É celebrado como Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho, Dia Internacional do Trabalhador ou Dia de Maio. Há países em que o 1° de maio não é feriado oficial, mas são organizadas demonstrações de defesa dos direitos dos trabalhadores. Além disso, alguns países celebram o Dia do Trabalhador em datas diferentes do 1° de maio, são exemplo disso a Austrália, Nova Zelândia ou o Japão, entre outros.
A data comemora uma greve histórica realizada, nesse dia, no ano de 1886, um sábado, em diversas cidades dos Estados Unidos da América. O objetivo dessa greve era a redução do número de horas trabalho diário, para 8 horas.
O 1º de Maio é feriado e palco de manifestações, pelos direitos dos trabalhadores em vários locais do mundo há diversos anos, no entanto, em Portugal durante o período da ditadura, qualquer tentativa de manifestação era violentamente reprimida.
No dia 1 de maio de 1974, o povo português, de cravo vermelho na mão ou na lapela, saiu à rua em todo o País reunindo-se nas principais artérias das cidades. A Avenida dos Aliados que desemboca na Praça da Liberdade, a principal artéria da cidade do Porto, ficou coberta por uma multidão espontânea, onde desfilavam pessoas de todos os credos políticos e apartidários como nunca mais tornou a acontecer neste país, orgulhosamente do sul da Europa.
Subdepartamento de História
Foto: 1º de Maio av. Aliados Porto (Sérgio Valente)