Encontros com… João Sá

No dia 10 de Maio recebemos João Sá, atualmente professor na Escola Secundária de Avelar Brotero, em Coimbra, onde dinamiza o Clube de Programação, Robótica e Design, estimulando e apoiando estudantes a desenvolverem projetos STEAM. João é ainda formador de professores no âmbito das tecnologias educativas e da capacitação digital das escolas, procurando inspirar e ajudar outros a proporcionar experiências de ensino e de aprendizagem atualizadas e ajustadas ao tempo que partilhamos. Inquieto e irreverente, numa incessante procura de equilíbrios e animado por transformações sociais, científicas e tecnológicas, segue aprendendo e ensinando.

Foi num dos workshops que realizou na I Edição da EdTech Summit em Portugal que as professoras Fátima Cunha e Filipa Pereira conheceram o seu trabalho e o desafiaram para realizar uma actividade com as placas de Micro:bit existentes na nossa escola e que foram adquiridas no âmbito do projeto Ciência Viva.

English Code: Atividades de programação com Micro:Bit

Os alunos realizaram um projeto STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), utilizando placas Micro:Bit com programação numa atividade focada nos Digital Flashcards.

Inicialmente foi feita uma introdução ao uso da placa e da programação associada e de seguida, o João lançou vários desafios aos alunos que foram muito bem executados e com bastante entusiasmo.

Entre os desafios estavam: Desafio #1 Animais Animados; Desafio #2 Dado; Desafio #3 Digital Flashcards (focados no conteúdo das “prepositions of movement”) e por último o já conhecido jogo Pedra, Papel Tesoura.

No final os alunos estavam prontos para novos desafios e o João fez questão de relembrar que isto seria só o início e poderiam a partir de agora dar asas à criatividade com esta placa tão versátil que é o Micro:bit.

Gostaríamos de agradecer também ao Clube de Robótica e ao Professor Augusto Mesquita pela colaboração.

 

Professoras Fátima Cunha e Filipa Pereira

 

José Carlos

Author José Carlos

More posts by José Carlos

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Help-Desk